Ibaneis participa de formatura do Qualifica DF: “Melhorar a vida”
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã deste sábado (21/5), de formatura e ainda de evento de jiu-jítsu
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã deste sábado (21/5), do workshop da pré-formatura do Programa Qualifica DF, um dos principais projetos da Secretaria de Trabalho.
O programa é uma das maiores bandeiras do governo relacionada a geração de empregos. “São dois projetos efetivos de qualificação profissional: o Qualifica DF, que vai aí para 24 mil alunos. E nós temos o Renova DF, que vem fazendo um belíssimo trabalho pela cidade. E esse programa é um que mesmo em época de pandemia, não parou. Exatamente no sentido de melhorar a vida dessa população”, disse Ibaneis.
O chefe do Executivo local exaltou o programa, ainda, quanto a sua capacidade de geração de postos de trabalho. Segundo ele, na campanha, em 2018, em conversa com empresários, até havia postos vagas, mas faltava qualificação.
“Faltavam pessoas qualificadas para o mercado. Então nós colocamos isso no nosso programa de governo e estamos efetivamente apoiando esse trabalho. Só nesse programa colocamos mais de R$ 50 milhões a fim de qualificar toda a população do Distrito Federal e deixá-las aptas ao trabalho. É isso que compete ao governo”, reconheceu.
Segundo Ibaneis, a ideia é que, agora, o empresariado local absorva a mão de obra qualificada.
“Nós já estamos próximos a 10 mil alunos, que estão no curso, além da grande parte formada e, mais importante, sendo contratados pelas empresas construtoras do DF. Isso nos anima cada vez mais”, comemorou.
Estavam presentes no evento, também, o secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes, e a deputada federal e ex-ministra da Secretaria de Governo de Bolsonaro, Flávia Arruda. Na cerimônia, o chefe da pasta disse que a expectativa a de é incluir no mercado de trabalho cerca de 24 mil pessoas formadas pelo projeto.
“Essa é a primeira etapa com doze mil alunos. São alunos que estão se qualificando em 50 profissões diferentes, de jardineiro, mecânica de moto, mecânica de veículo a apicultura. São profissões que estão contratando e que nós temos vaga nas agências do trabalhador. Isso que faz as pessoas alcançarem o emprego, terem qualificação profissional, principalmente o jovem que sai do ensino médio e não tem experiência nenhuma”, disse. Segundo Mendes, em julho já começa uma nova turma, com mais 12 mil vagas.
Jiu-jítsu
Logo após o workshop, o governador participou de um evento da Federação de Jiu-Jítsu do Distrito Federal no Ginásio do Cruzeiro.
Ao lado da secretaria de Esporte, Giselle Ferreira e da deputada federal Celina Leão (PP), o titular do Palácio do Buriti prestigiou a competição de jovens que dedicam parte do tempo ao desporto.
“Eles estão fazendo um grande campeonato de jiu-jitsu, apoiados pela Secretaria de Esporte. A gente tem que apoiar todas as iniciativas ligadas ao esporte na nossa cidade. Essas ações são muito importantes porque tiram pessoas das ruas, qualificam também, dão educação para essa criançada toda. Então são programas importantes porque a gente tem que tá a frente ajudando, colaborando e incentivando. É isso que o governo faz”, finalizou.