Ibaneis participa de entrega de equipamentos para catadores do DF
Segundo o presidente da Rede Alternativa, Cleusimar Andrade, mais de 600 trabalhadores de oito cooperativas serão beneficiados
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã desta segunda-feira (4/4), da entrega de equipamentos destinados aos catadores de lixo do Distrito Federal, em Ceilândia. Segundo o presidente da Rede Alternativa Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores, Cleusimar Andrade, as ferramentas beneficiarão mais de 600 trabalhadores de oito cooperativas.
Além de Ibaneis, participaram do evento a deputada federal Bia Kicis (PL), o deputado distrital João Cardoso (Avante), o vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) e primeira-dama e secretaria do Desenvolvimento Social, Mayara Noronha.
“É um maquinário necessário que veio por meio de emendas parlamentares. Nós, por meio do governo, colocamos mais R$ 7,8 milhões para incentivar as famílias dos catadores e, hoje, eles têm um equipamento que vão melhorar a renda de suas famílias”, disse Ibaneis durante a solenidade.
No evento, foram entregues um caminhão e 11 caçambas ─ adquiridas através de uma emenda parlamentar da deputada federal Bia Kicis (PL), além de uma máquina extrusora de plástico — o equipamento é responsável pela reciclagem do material.
“O material que a gente ia vender num fardo para uma empresa fazer, nós mesmos estamos industrializando e vendendo para outra empresa fazer o produto final. Os catadores têm, em média, pouco mais de um salário mínimo [de renda], com INSS pago, coleta seletiva”, explicou o presidente da Rede Alternativa.
Aposentadoria especial
Na última quarta-feira (30/3), o então ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, assinou documento responsável pela atualização do Código Brasileiro de Ocupações. Desde essa data, agentes de reciclagem de materiais passaram a ter direito a aposentadoria especial. Era uma reivindicação de 20 anos da categoria. “Para nós, foi muita alegria”, celebrou Cleusimar.
A aposentaria especial está prevista no artigo 19 da Emenda Constitucional nº 103, de 2019 (além do Regulamento da Previdência Social), e alcança trabalhadores com exposição a riscos biológicos na atividade de coleta e industrialização do lixo. Esses segurados poderão se aposentar aos 60 anos, quando se tratar de atividade especial de 25 anos de contribuição.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.