Ibaneis participa de cavalgada na Festa do Divino Espírito Santo
Festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina, ficou dois anos sem ser realizada por causa da pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
Após dois anos sem acontecer em consequência da pandemia, a 140ª edição da Festa do Divino Espírito Santo voltou a movimentar a cidade de Planaltina, no Distrito Federal, neste sábado (4/6).
O evento centenário atraiu centenas de foliões da região, em louvor e cantoria, até a chegada na Paróquia São Sebastião, a principal da cidade e fundada antes mesmo da construção de Brasília.
“É uma festa religiosa bastante tradicional aqui da região de Planaltina, onde os foliões se reúnem para homenagear a festa do Divino Espírito Santo. Estava aí com dois anos que não acontecia, então temos muita expectativa, o pessoal muito feliz e certamente vai ser uma belíssima cavalgada até a cidade de Planaltina, no Encontro das Bandeiras, em frente à igreja e é um momento de profunda reflexão realmente”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB), que integrou a cavalgada ao lado de cerca de outros 200 cavaleiros.
Também presente no evento, o deputado distrital Cláudio Abrantes (PSD), representante da região de Planaltina, lembrou que a comemoração é histórica e tombada como patrimônio do Distrito Federal.
Durante oito dias, os foliões deixam o interior de Goiás e seguem em romaria, por mais de 120km, pousando em fazendas do trajeto. “Ao mesmo tempo, durante esses oito dias, dentro da cidade, sete paróquias fazem missas, novenas, quermesses, em louvor, é isso movimenta a cidade inteira”, disse.
Uma missa com festejos encerrou a programação da também chamada Folia do Divino, quando os foliões foram recebidos pelos moradores e devotos da cidade.