metropoles.com

Ibaneis, OAB e entidades promovem frente pela manutenção do FCDF

Ato público pela manutenção do Fundo Constitucional do DF reuniu autoridades na OAB, que cita “calamidade financeira” sem esse orçamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
governador Ibaneis Rocha reassume o governo e concede entrevista para o portal Metrópoles 11
1 de 1 governador Ibaneis Rocha reassume o governo e concede entrevista para o portal Metrópoles 11 - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) lançou uma frente pela manutenção do Fundo Constitucional do DF (FCDF). Em ato público realizado na noite desta terça-feira (6/6), um grupo de autoridades reforçou os entendimentos de notas técnicas da Ordem, que avaliam um cenário de “absoluta calamidade financeira” sem o FCDF.

Criado para custear a segurança pública do Distrito Federal e bancar parcialmente a saúde e a educação, o FCDF está ameaçado após o novo arcabouço fiscal ser aprovado na Câmara dos Deputados, com regras que propõem a inclusão do Fundo Constitucional no teto de crescimento anual, estabelecendo um limite de 2,5% nos repasses do governo federal.

“A votação da Câmara dos Deputados aprovou, na prática, um corte de R$ 87,7 bilhões, ao longo de 10 anos nas finanças locais”, aponta a OAB-DF.

Participam da frente o governador do DF, ex-governadores, ex-presidentes da Seccional, deputados federais, deputados distritais, integrantes da sociedade civil e as direções de entidades, como Sebrae, Sesc, Sindjus, Sindilegis, Instituto Geográfico do DF, Sinduscon, Fecomercio, Fibra, Sindhobar, Abrasel, Asbraco, Ademi, Conselhos de Classe entre outras representações.

Legislativo e Executivo

O evento uniu até mesmo opostos políticos. A bolsonarista Bia Kicis (PL) e a petista Erika Kokay (PT), ambas deputadas federais da bancada do DF, compuseram a mesa da OAB pela defesa do Fundo.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) discursou pelo FCDF pedindo apoio político para dialogar com todos os senadores sobre a importância do Fundo e frisou que, em 10 anos, os cofres públicos do DF estariam “inviabilizados” sem esse recurso. Ele ainda pontuou que a capital do país tem como característica atender à população de todo o Brasil.

“Temos aqui comunidades que vêm desde o interior do Piauí, de Minas Gerais, do Entorno. As pessoas são atendidas na segurança, na saúde, na educação. Brasília tem esse dever para com o país de receber todas as representações diplomáticas, de abrigar o poder Judiciário, Executivo. Essa é a característica principal da nossa cidade.”

De acordo com relatórios do Planejamento do GDF citados por Ibaneis, a limitação do FCDF representaria queda de efetivo de forças de segurança, corte de despesas, diminuição de concursos públicos e mais.

Judiciário

O presidente da Seccional, Délio Lins e Silva Jr., afirmou que vai levar as notas técnicas e trabalhos da OAB-DF para “sensibilizar” o Senado e a Câmara. “Esse não é um evento para a OAB, para o governo, mas pelo DF, pela nossa gente, nossa população.”

Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o desembargador Cruz Macedo afirmou que as mudanças, se aprovadas, trarão prejuízos à capital do país. “[O Fundo Constitucional] teve o mérito de estabelecer uma variação da receita corrente líquida. E esse é ponto de discussão que o projeto na Câmara dos Deputados alterou”, declarou.

O magistrado lembrou que a proposta não fazia parte do texto original do Projeto de Lei Complementar que trata do arcabouço fiscal. A alteração, para incluir o FCDF em um teto, foi incluída na Câmara dos Deputados. “Ela, realmente, alcança Brasília de uma forma que pode trazer muitos prejuízos para nossa cidade. Então, é importante, agora, que o Senado Federal possa corrigir essa distorção imposta e retirar esse dispositivo. Ou, se assim não ocorrer, que o presidente da República possa vetá-lo”, completou Cruz Macedo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?