Ibaneis nomeia 366 enfermeiros aprovados em concurso da Saúde do DF
Enfermeiros são da especialidade de família e comunidade, com foco no reforço da Atenção Primária à Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, nesta quarta-feira (22/12), o decreto de nomeação de 366 enfermeiros aprovados em concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A solenidade ocorreu no Salão Branco no Palácio do Buriti. Os profissionais vão trabalhar na linha de frente de clínicas e hospitais no atendimento e em cirurgias da rede pública de saúde, além de atuar no enfrentamento à Covid-19.
Os 366 enfermeiros são da especialidade de família e comunidade, com foco no reforço da Atenção Primária à Saúde. Na sexta-feira (17/12), já haviam sido nomeados outros 78 servidores, sendo 17 administradores, 13 farmacêuticos, 14 enfermeiros de família e comunidade, três enfermeiros obstetras, três analistas de sistemas, um economista, sete fonoaudiólogos, dois contadores, sete técnicos de laboratório em hematologia e hemoterapia, dois médicos endoscopistas, sete cirurgiões de trauma e dois médicos ortopedistas.
“Tenho um carinho muito especial com a Saúde. Minha mãe era auxiliar de enfermagem no Hospital de Base. Duas tias que me criaram são enfermeiras. É uma vida ligada à Saúde e observando a Saúde do Distrito Federal”, comentou Ibaneis.
“Temos que agradecer a existência do Sistema Único de Saúde. Sou um defensor árduo do SUS e quero deixar claro para vocês que vou continuar trabalhando pela Saúde Pública da população do DF”, acrescentou o chefe do Palácio do Buriti. “Vamos trabalhar muito no próximo ano para continuar nomeando os concursados até que se zere essa fila”, concluiu.
O secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, comemorou as próximas posses. “Se vocês (novos servidores) estavam na expectativa de compor o quadro da Saúde do DF, nós estávamos com uma expectativa muito maior. Estou muito feliz com a chegada dos senhores.”
Ainda na oportunidade, Pafiadache destacou o balanço positivo da vacinação contra a Covid-19 na capital da República. “Chegamos a praticamente 92% da cobertura vacinal da população vacinável do DF. Mas ainda não estamos satisfeitos e queremos mais. Vocês chegam para nos ajudar”, complementou.
Ao todo, somente neste ano, a Secretaria de Saúde fez a nomeação de 5.511 novos servidores, entre temporários (4.277) e efetivos (1.234). Desde o início da gestão de Ibaneis Rocha, são 10.098 nomeações, sendo 376 em 2019 e 4.211 em 2020. Os novos servidores nomeados das carreiras de médico, enfermeiro, fonaudiólogo e técnico de hematologia e hemoterapia reforçarão as equipes na atenção hospitalar, secundária, além dos hospitais acoplados de Samambaia e Ceilândia. Os farmacêuticos serão lotados nas unidades básicas de saúde da área rural.