metropoles.com

Ibaneis nomeia 366 enfermeiros aprovados em concurso da Saúde do DF

Enfermeiros são da especialidade de família e comunidade, com foco no reforço da Atenção Primária à Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Ibaneis Rocha em lançamento de pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República
1 de 1 Ibaneis Rocha em lançamento de pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, nesta quarta-feira (22/12), o decreto de nomeação de 366 enfermeiros aprovados em concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A solenidade ocorreu no Salão Branco no Palácio do Buriti. Os profissionais vão trabalhar na linha de frente de clínicas e hospitais no atendimento e em cirurgias da rede pública de saúde, além de atuar no enfrentamento à Covid-19.

Os 366 enfermeiros são da especialidade de família e comunidade, com foco no reforço da Atenção Primária à Saúde.  Na sexta-feira (17/12), já haviam sido nomeados outros 78 servidores, sendo 17 administradores, 13 farmacêuticos, 14 enfermeiros de família e comunidade, três enfermeiros obstetras, três analistas de sistemas, um economista, sete fonoaudiólogos, dois contadores, sete técnicos de laboratório em hematologia e hemoterapia, dois médicos endoscopistas, sete cirurgiões de trauma e dois médicos ortopedistas.

“Tenho um carinho muito especial com a Saúde. Minha mãe era auxiliar de enfermagem no Hospital de Base. Duas tias que me criaram são enfermeiras. É uma vida ligada à Saúde e observando a Saúde do Distrito Federal”, comentou Ibaneis.

“Temos que agradecer a existência do Sistema Único de Saúde. Sou um defensor árduo do SUS e quero deixar claro para vocês que vou continuar trabalhando pela Saúde Pública da população do DF”, acrescentou o chefe do Palácio do Buriti. “Vamos trabalhar muito no próximo ano para continuar nomeando os concursados até que se zere essa fila”, concluiu.

O secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, comemorou as próximas posses. “Se vocês (novos servidores) estavam na expectativa de compor o quadro da Saúde do DF, nós estávamos com uma expectativa muito maior. Estou muito feliz com a chegada dos senhores.”

Ainda na oportunidade, Pafiadache destacou o balanço positivo da vacinação contra a Covid-19 na capital da República. “Chegamos a praticamente 92% da cobertura vacinal da população vacinável do DF. Mas ainda não estamos satisfeitos e queremos mais. Vocês chegam para nos ajudar”, complementou.

Ao todo, somente neste ano, a Secretaria de Saúde fez a nomeação de 5.511 novos servidores, entre temporários (4.277) e efetivos (1.234). Desde o início da gestão de Ibaneis Rocha, são 10.098 nomeações, sendo 376 em 2019 e 4.211 em 2020. Os novos servidores nomeados das carreiras de médico, enfermeiro, fonaudiólogo e técnico de hematologia e hemoterapia reforçarão as equipes na atenção hospitalar, secundária, além dos hospitais acoplados de Samambaia e Ceilândia. Os farmacêuticos serão lotados nas unidades básicas de saúde da área rural.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?