metropoles.com

Ibaneis nomeará mais 200 aprovados em concurso da Educação nesta 2ª

Governador anunciou que lista de monitores, secretários e servidores de apoio administrativo convocados sairá em edição extra do DODF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
Foto colorida do governador Ibaneis Rocha, em pé, falando ao microfone. Atrás dele, há integrantes do GDF e de parlamentares
1 de 1 Foto colorida do governador Ibaneis Rocha, em pé, falando ao microfone. Atrás dele, há integrantes do GDF e de parlamentares - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou na manhã desta segunda-feira (31/7) que nomeará, até o fim do dia, mais 200 aprovados no concurso da Secretaria de Educação (SEEDF) para monitores, secretários e servidores de apoio administrativo.

“Podem aguardar, que a nomeação dos 200 vai sair em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal ainda hoje [segunda-feira]”, prometeu.

O anúncio ocorreu durante assinatura do decreto de nomeação de 500 monitores remanescentes. “Para ajudar em nossas escolas e melhorar a educação no DF. Esse é o grande projeto que temos”, acrescentou o chefe do Palácio do Buriti.

A decisão do governador se deu após o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) ampliar o prazo de validade do concurso para monitores, secretários e servidores de apoio da SEEDF.

O Executivo local havia considerado que o concurso venceria em 22 de junho e que não seria mais possível fazer novas nomeações para o certame após essa data.

Em 19 de julho último, porém, o TCDF entendeu haver equívoco no cálculo do prazo e estendeu a validade do concurso até esta segunda-feira (31/7).

“É um concurso antigo, de 2016, e muitas pessoas haviam assumido outros cargos públicos. Como não foram todos empossados, abriu-se espaço para chamar os remanescentes. Hoje [segunda-feira], o governador assinou a nomeação de mais 500 monitores, e vamos correr com o processo para chamar, até o fim do dia, mais 100 profissionais da carreira de apoio e 100 secretários escolares”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Decisão

A decisão do TCDF atende a um pedido do deputado distrital Jorge Vianna (PSD), que apontou falha na contagem do prazo de validade do concurso, pois o Distrito Federal teria desconsiderado a data correta do fim do estado de calamidade pela pandemia de Covid-19.

Após denúncias de famílias de estudantes diagnosticados como pessoas com deficiência (PCDs) sobre a falta de apoio para eles nas escolas públicas, em março último, o GDF anunciou a nomeação de 2.953 profissionais de educação aprovados no concurso de 2016. No entanto, grande parte não tomou posse.

No caso dos monitores, o governo convocou 1.861. Desse total, apenas 920 assumiram. Desde então, a Comissão dos Monitores Remanescentes reivindicava novas nomeações, inclusive de 232 secretários e 187 servidores de apoio administrativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?