Ibaneis: “Não vamos derrubar a casa de quem está com moradia estabelecida”
Governador do DF fez um alerta durante agenda em São Sebastião: “Não serão admitidas novas invasões. E que fique bem claro isso”
atualizado
Compartilhar notícia
Em agenda neste sábado (17/08/2019), em São Sebastião, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que não vai “derrubar a casa de quem está com a moradia estabelecida”. Ao lançar a sexta edição do programa Sejus Mais Perto do Cidadão na região administrativa, o emedebista mandou um recado: “E vocês, que são moradores, cuidem e denunciem para que não ocorram novas invasões. Senão, isso não vai acabar nunca e vocês nunca vão ter o direito de suas casas”.
Na cidade, o governador anunciou investimento de R$ 26 milhões para iniciar o processo de regularização de São Sebastião. “São problemas que se arrastam há mais de 20 anos, sem qualquer tipo de atenção. Todas essas situações de irregularidade que envolvem mais de 100 mil pessoas estão sendo tratadas. Em todas as áreas em que é possível regularização, e quase todas são, serão atendidas”, declarou o chefe do Executivo à comunidade local, que levou faixas com demandas direcionadas a ele.
Para otimizar o processo que dará posse definitiva dos terrenos aos atuais proprietários, o governador explicou que vai investir no projeto de regularização. A regularização será feita em etapas, como estudos ambientais e projeto urbanístico até chegar a escritura definitiva. Segundo Ibanes, a área já está toda mapeada. Ele ressaltou que não serão admitidas novas invasões. “E que fique bem claro isso”, pontuou.
Atualmente, a população de São Sebastião é estimada em 115.256 habitantes. O dado é da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). O governo não adiantou, no entanto, quanto tempo deve durar até a regularização.
Sejus
O Sejus Mais Perto do Cidadão leva serviços do Governo do Distrito Federal para perto da população de São Sebastião até o fim da tarde deste sábado (17). Moradores da cidade têm a oportunidade de emitir documentos, resolver pendências e acesso a informações importantes de órgãos públicos do GDF. Desde o início do ano, mais de 22 mil pessoas foram atendidas. A próxima parada será na Estrutural.
O projeto itinerante acontece mensalmente em uma região administrativa. É organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que conta com parceria com várias secretarias de governo, empresas públicas, administrações locais e até com o setor privado.
O evento marcou a inauguração do quinto centro de inclusão digital com computadores fornecidos pelo GDF. “O Telecentro vai permitir que as pessoas mais idosas tenham acesso às tecnologias”, explicou Gustavo Rocha, titular da Sejus. Outra novidade é uma unidade do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na cidade. Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a intenção é levar visitantes para conhecer cachoeiras, a área rural e o artesanato local. (Com informações da Agência Brasília)