Ibaneis mostra preocupação com aumento na taxa de transmissão da Covid-19 no DF
Segundo o chefe do Executivo local, o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, acompanha de perto a situação
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou, na manhã deste domingo (3/10), o aumento na taxa de transmissão da Covid-19, que chegou a 1,12 no DF. “Estamos muito preocupados e acompanhando isso bem de perto. O secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, avalia a conjuntura junto às equipes”, assinalou.
Segundo dados divulgados na edição do Boletim Epidemiológico da Pandemia de Covid-19 de sábado (2/10), a taxa apresentada aponta que cada 100 infectados contaminam outras 112 pessoas. É o maior índice desde 18 de março. O cálculo é realizado a partir do número de casos confirmados, considerando a data de início de sintomas de todas as ocorrências confirmadas no Distrito Federal.
“Não tem assustado muito, porque temos disponibilidade hospitalar e leitos em condições de serem abertos no DF. Estamos mantendo tudo sob controle. Se houver necessidade de algum tipo de medida restritiva, nós vamos fazer com o maior cuidado possível para prevenir a saúde da população do Distrito Federal”, acrescentou Ibaneis.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de 1 é o limite de segurança na pandemia. Caso determinada região apresente índices superiores a esse número, a entidade recomenda a adoção de medidas restritivas, pois o desenvolvimento da Covid-19 tende a avançar.
Como a vacina funciona no organismo:
As declarações foram dadas durante solenidade na Catedral das Assembleias de Deus do Gama. Antes, o governador esteve na Igreja Batista, na 603 Sul, onde entregou o estacionamento da entidade religiosa.
O DF recebeu, no sábado, 64.350 doses da Pfizer, que serão aplicadas da seguinte forma: “10.530 para dose de reforço de idosos e 53.820 para dose de reforço dos trabalhadores de saúde”, disse o governador em publicação em rede social.
Neste domingo, Ibaneis mencionou, ainda, a situação da antecipação da D2 no DF. “Estamos estudando para ver quantas conseguimos antecipar, para que a gente tenha o ciclo da vacinação completa para as pessoas que já estão em condição. O governo tem acelerado a entrega das doses e nós também colocamos à disposição da população do DF para que a gente tenha mais segurança em relação à saúde da nossa população”, acrescentou.
Veja onde se vacinar neste domingo:
Homenagem
Durante a solenidade deste domingo, Ibaneis Rocha recebeu uma comenda pelo trabalho que desempenha na capital da República. A homenagem foi realizada em comemoração ao Jubileu de Diamante da Igreja Assembleia de Deus do Gama.
Em comemoração aos 60 anos da igreja, foram criadas as comendas: “O Pacificador Pastor Divino Gonçalves” e “A Pacificadora Missionária Isabela Fonseca”. Ambas são as maiores condecorações do ministério. Na oportunidade, o chefe do Palácio do Buriti foi agraciado.
“Um reconhecimento pelo trabalho que estamos realizando nas igrejas do DF. Realizamos todo o processo de regularização. São centenas de igrejas que já estão conseguindo a sua documentação. Isso nos alegra muito porque se pacifica um setor muito importante”, ressaltou Ibaneis.