Ibaneis libera pista no viaduto da Epig, no Sudoeste
Trecho liberado pelo governador do Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (30/3) tem 700 metros e corredor exclusivo para ônibus
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira etapa do Viaduto Luiz Carlos Botelho, também conhecido como Viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), foi liberada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), na manhã desta quinta-feira (30/3).
Um trecho de 700 metros de via que leva até o elevado em construção está liberado para os motoristas. São três pistas de pavimento flexível, para o tráfego de carros e motocicletas, e uma com pavimento em concreto, que será utilizada como corredor exclusivo de ônibus no sentido Epig para a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Segundo informações do Governo do DF (GDF), a obra beneficiará cerca de 25 mil motoristas que passam diariamente pelo local com aporte total de R$ 24,6 milhões.
O viaduto pretende acabar com o gargalo na entrada do Sudoeste e fazer com que o trânsito flua na Epig, onde o tráfego é intenso. O acesso a toda a região pelo Parque da Cidade também será facilitado com o elevado. No total, serão quatro alças externas, quatro alças internas (semelhante às tesourinhas) e os dois eixos da via Epig, que passam sobre o viaduto.
Às vésperas da liberação da pista, nesta quarta-feira (29/3), cerca de 50 balizadores foram instalados ao longo do retorno que dá acesso à pista nova. Os últimos tachões também foram colocados no asfalto. A sinalização horizontal já está concluída. Com a liberação do tráfego neste trecho, a pista paralela usada atualmente pelos motoristas será fechada e, logo, demolida para a continuidade das obras.
“Nosso próximo passo é prosseguir a demolição e a escavação ali na região da Avenida das Jaqueiras. Nesse local, os motoristas que virão do Parque da Cidade vão mergulhar sob o viaduto chegando ao Sudoeste”, explica o fiscal da construção pela Secretaria de Obras, Carlos Magno.
Chegada de Bolsonaro
O compromisso do governador Ibaneis Rocha ocorreu na mesma manhã da chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil, após três meses nos Estados Unidos. Durante a agenda, Ibaneis preferiu não dar declarações à imprensa.
O retorno de Bolsonaro ao Brasil ocorreu sob forte esquema de segurança. O presidente do PL pediu ao Governo do Distrito Federal (GDF), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e à Polícia Federal (PF) reforço no policiamento na região do Aeroporto Internacional de Brasília.
Bolsonaro chega ao país com data marcada para prestar depoimento à PF sobre o caso das joias doadas pela Arábia Saudita. O ex-presidente deve ser ouvido na próxima quarta-feira (5/4).