Ibaneis libera novo trecho de obra no viaduto do Jardim Botânico
Governo do Distrito Federal (GDF) liberou, na manhã deste sábado (10/8), um novo trecho em alça em pista no Viaduto do Jardim Botânico
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou, na manhã deste sábado (10/8), um novo trecho do Viaduto do Jardim Botânico. Agora, com o avanço das obras, os motoristas vão ter acesso a uma alça na pista que servirá como retorno, evitando congestionamentos na rotatória seguinte.
Iniciada em janeiro de 2023, a obra do Viaduto do Jardim Botânico teve um investimento de R$ 33,5 milhões do GDF. O governador Ibaneis Rocha (MDB) comenta que a construção era muito solicitada por toda a população dessa região, que cresceu muito nos últimos anos. O evento contou também com a presença do deputado distrital Rogério Morro da Cruz (PRD).
“Estamos liberando essa primeira alça e, até outubro, a gente faz a entrega completa dessa obra para a população da região. A gente, já de imediato, inicia a licitação da obra do viaduto que liga São Sebastião e aquela região ali do Mangueiral. Então é uma infraestrutura necessária, principalmente pelo crescimento populacional de toda essa região”, afirma o governador.
De acordo com Fauzi Nacfur Júnior, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), é necessário ainda liberar a passagem embaixo, chamada de trincheira, que deve ser concluída nos próximos 60 dias.
“Antes, as pessoas faziam um desvio em um retorno aqui um pouco mais na frente. Esse retorno dava uma confusão de quem estava vindo também lá da Ponte JK. Com essa liberação aqui, a partir de segunda-feira, nós vamos fazer uma operação aqui de 6h às 9h também com agentes para deixar essa alça aqui desse viaduto livre pra quem descer”, explica Fauzi.
As construções fazem parte de um complexo de viadutos entre a DF-001 e a DF-035. Segundo o GDF, serão construídos dois viadutos com faixas exclusivas, além de três faixas nos dois sentidos. Ainda segundo o Executivo local, quem estiver indo ou voltando da Ponte JK passará por baixo, enquanto aqueles que desejarem ir para o Lago Sul utilizarão a parte de cima.
Inicialmente, a previsão era de que o projeto inteiro do viaduto fosse entregue em um ano. As etapas finais da obra incluem serviços de drenagem pluvial e sinalização horizontal e vertical, ciclovia, passarela, muro de “terra armada”, urbanização e paisagismo.