Ibaneis libera 1ª etapa das obras no Parque Burle Marx: “Bairro completo”
No cronograma das obras, estão cercamento da unidade, estacionamentos, parquinho infantil, Ponto de Encontro Comunitário, quadras e pistas
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou, na manhã desta quinta-feira (29/7), ordem de serviço para a primeira etapa das obras de implementação do Parque Ecológico Burle Marx.
As ações serão realizadas em etapas e com parceria do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Novacap e Terracap. O Burle Marx fica entre a Asa Norte e o Setor Noroeste e ainda preserva uma das maiores áreas de cerrado de Brasília, sendo considerada corredor ecológico relacionado ao Parque Nacional de Brasília.
Veja imagens da ordem de assinatura:
O governador disse que esse é um momento singular para a cidade. “Chegamos até a pensar em entrar com medidas judiciais contra a Terracap para que ela cumprisse o seu compromisso. Estamos aqui, hoje, lançando uma obra que é de suma importância. Até fevereiro de 2022, vamos começar o andamento da segunda etapa dessa implementação. Também já determinei que façam um levantamento de tudo o que precisa ser feito no Noroeste, alargamento de vias e calçadas. Para que a gente possa ter um bairro completo”, comentou Ibaneis.
Presidente em exercício da Terracap, Leonardo Mundim, também participou do evento. “Existia uma dívida de mais de 10 anos entre o GDF e a Terracap com a população do Noroeste. Hoje, vamos cumprir compromissos que outros não cumpriram. Vamos pagar essa dívida do Estado. São R$ 6,8 milhões a serem investidos nessa primeira etapa, que tem entrega prevista para dezembro de 2021”, explicou.
As etapas de implementação da unidade de conservação serão feitas com recursos de condicionante do desenvolvimento do Setor Noroeste.
No cronograma das obras, estão, numa primeira etapa, o cercamento da unidade, concluído recentemente, além de estacionamentos, parquinho infantil, duas ilhas com equipamentos sociais como Ponto de Encontro Comunitário (PEC), quadras poliesportivas, quadras de areia, ciclovias, pista de corrida e de caminhadas e duas guaritas, uma voltada para a Asa Norte e outra para o Noroeste.
Na segunda etapa, serão feitas intervenções em outras áreas do parque, com construção de mais pistas para caminhadas e de ciclismo, toda a parte de paisagismo, áreas de contemplação, de piquenique, entre outras intervenções.
“A implementação desse Parque Ecológico é uma grande conquista. Um fator fundamental para a qualidade de vida da população do Noroeste”, destacou a administradora do Plano Piloto Ilka Teodoro.