metropoles.com

Ibaneis lança programa de capacitação profissional em Samambaia

O Renova-DF oferece aulas pelo Senai para cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O governador Ibaneis Rocha lança o programa Renova-DF, em Samambaia0
1 de 1 O governador Ibaneis Rocha lança o programa Renova-DF, em Samambaia0 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Nesta terça-feira (8/6), chega a Samambaia o Renova-DF. O lançamento na cidade do programa de qualificação profissional, criado pela Secretaria de Trabalho, ocorreu no estacionamento do Estádio Rorizão. O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da cerimônia.

A iniciativa, presente em Ceilândia, visa capacitar profissionais, além de facilitar o ingresso no mercado de trabalho e as reformas nos espaços públicos da capital. Os participantes também vão receber um salário mínimo, assim como auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Veja imagens do evento:

13 imagens
1 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
8 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
9 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
10 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
11 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
12 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles
13 de 13

Hugo Barreto/Metrópoles

Serão três meses de formação para cada grupo de mil alunos, com 20h semanais. Eles terão aulas teóricas e práticas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Nas aulas práticas, os estudantes farão a recuperação de praças, parques infantis, quadras, campos de futebol, Pontos de Encontro Comunitário (PECs), calçadas, jardins e paradas de ônibus.

Os alunos devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. Aqueles que obtiverem notas acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai-DF. Alunos analfabetos terão curso de alfabetização sem custos.

Os estudantes foram selecionados e entregaram toda a documentação. Participam pessoas com mais de 18 anos, desde que sejam moradores do DF e em situação de desemprego.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, Governo e Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU); e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Esses alunos estavam matriculados, portanto, no momento, não há inscrições abertas.

Mercado de trabalho

O governador Ibaneis Rocha entregou kits para cinco alunos do curso. “Esse programa tem um viés muito importante do nosso governo. Conseguimos juntar diversos órgãos. Todos trabalhando unidos para poder, em época de pandemia, fazer um trabalho muito importante e aliar trabalho social e qualificação profissional”, afirmou.

“Nesse período de crise e pandemia, também distribuímos o cartão-creche para alimentar crianças. Esse governo olha para as pessoas com carinho. Com amor aos mais carentes. Essa cidade tem cheiro de Roriz. Cheiro de povo e de gente. Vamos ainda inaugurar o Rorizão 2 para alimentar a população da Expansão de Samambaia”, adiantou o chefe do Palácio do Buriti.

“Vamos chegar às cidades do DF fazendo todo um trabalho de renovação, cuidando dos espaços. É um programa que conta com apoio do Sesi, que ministra os cursos. Queremos profissionalizar a população, garantir um pouco de renda e, ao final, todos saíram certificados e aptos para trabalhar na profissão que escolheram”, acrescentou o governador sobre o Renova-DF.

O secretário de Trabalho do DF, Thales Ferreira, pontuou que o Renova-DF é o maior programa de inclusão social do país. “Visa olhar para as pessoas e para a cidade, para que as pessoas tenham condição de enfrentar o mercado de trabalho e possam tocar a vida com tranquilidade. Espero que esse programa seja permanente e dê apoio aos administradores regionais em obras pelas cidades”, afirmou.

Na oportunidade, Ibaneis confirmou o lançamento do Hospital Oncológico Jofran Frejat para esta quarta-feira (9/6).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?