Ibaneis lança obra de viaduto no Paranoá e Itapoã: “Sonho ser realizado”
Investimento na infraestrutura é de R$ 33,1 milhões e deverá beneficiar 30 mil pessoas, entre motoristas e pedestres
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou do lançamento da obra do viaduto no Itapoã e Paranoá, na manhã desta quarta-feira (29/9).
Com investimento de R$ 33,1 milhões, a construção administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai levar fluidez e desafogar o trânsito na região, beneficiando pelo menos 30 mil pessoas. A execução da obra deve ocorrer no prazo de um ano.
Veja imagens da cerimônia:
No entroncamento da DF-001 com a DF-015, onde hoje fica o balão de acesso às duas cidades, serão erguidos dois viadutos, com alças de acessos, faixas de rolamento e acostamentos, além de ciclovias e ciclofaixas e barreiras de contenção de concreto. Também será feita a adequação da geometria das vias e das sinalizações horizontal e vertical. Ocorrerá, ainda, a recuperação de todo o pavimento.
O Consórcio Itapoã, responsável pela construção do viaduto, é composto pelas empresas Eterc Engenharia e pela Sociedade Geral de Empreitadas – Sogel. O ato de contratação foi publicado pelo GDF na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 1° de setembro.
“Tive de lutar muito para a gente destravar essa licitação. Cobrei muito a realização do projeto pelo DER. Agora, estamos aqui, juntos, para ver esse sonho ser realizado”, afirmou o governador Ibaneis.
“As obras vão causar muito transtorno para a região nos próximos 365 dias, mas, ao final, vai trazer muita felicidade para essa população”, acrescentou. “Temos de fazer um governo no qual as pessoas possam sentir a presença dos governantes. Para que cada um de vocês sintam o prazer de votar em 3 de outubro (de 2022)”, disse o governador.
Além do viaduto, haverá a duplicação da DF-250 e uma obra de revitalização da Avenida Central do Paranoá.
Demanda antiga
O administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim, comemorou o lançamento. “Essa região ficou abandonada durante grande tempo. Essa obra trará tranquilidade para toda a nossa cidade”, avaliou.
Para o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, a obra levará mais conforto para os motoristas e toda a população que transita pela área diariamente. “Com isso, seguimos no caminho certo para realizar a demanda da população do Paranoá e do Itapoã”, explicou.
“Essa rodovia ficou conhecida como via da morte pelo número de ocorrências que registrava. Cheira sangue. Era uma demanda antiga da população. Agora, o governador Ibaneis veio e fez”, comentou o administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno.
Hospital Regional do Paranoá
Na ocasião, Ibaneis Rocha foi questionado sobre o Hospital Regional do Paranoá, que operan em Bandeira Vermelha. “A saúde do Distrito Federal vem passando por uma transformação, e a gente espera que, no mais breve possível, todas essas famílias estejam sendo atendidas. Existe uma dificuldade muito grande ainda decorrente da Covid-19, e isso impactou todos os nossos hospitais. Já estamos trabalhando para melhorar o mais rápido possível”, ressaltou o governador.