metropoles.com

Ibaneis lança obra de viaduto no Paranoá e Itapoã: “Sonho ser realizado”

Investimento na infraestrutura é de R$ 33,1 milhões e deverá beneficiar 30 mil pessoas, entre motoristas e pedestres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Governador Ibaneis Rocha participa do lançamento de obra do viaduto Paranoá/Itapoã
1 de 1 Governador Ibaneis Rocha participa do lançamento de obra do viaduto Paranoá/Itapoã - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou do lançamento da obra do viaduto no Itapoã e Paranoá, na manhã desta quarta-feira (29/9).

Com investimento de R$ 33,1 milhões, a construção administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai levar fluidez e desafogar o trânsito na região, beneficiando pelo menos 30 mil pessoas. A execução da obra deve ocorrer no prazo de um ano.

Veja imagens da cerimônia:

4 imagens
Ibaneis Rocha lançou o empreendimento nesta quarta-feira (29/9)
Ibaneis Rocha: "Tive de lutar muito para a gente destravar essa licitação. Cobrei muito a realização do projeto pelo DER"
Viaduto ficará no entroncamento da DF-001 com a DF-015, onde hoje fica o balão de acesso às duas cidades
1 de 4

Ao todo, 10 cidades do DF receberão mutirão de vacinação, segundo o governador

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Ibaneis Rocha lançou o empreendimento nesta quarta-feira (29/9)

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

Ibaneis Rocha: "Tive de lutar muito para a gente destravar essa licitação. Cobrei muito a realização do projeto pelo DER"

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 4

Viaduto ficará no entroncamento da DF-001 com a DF-015, onde hoje fica o balão de acesso às duas cidades

Hugo Barreto/Metrópoles

No entroncamento da DF-001 com a DF-015, onde hoje fica o balão de acesso às duas cidades, serão erguidos dois viadutos, com alças de acessos, faixas de rolamento e acostamentos, além de ciclovias e ciclofaixas e barreiras de contenção de concreto. Também será feita a adequação da geometria das vias e das sinalizações horizontal e vertical. Ocorrerá, ainda, a recuperação de todo o pavimento.

O Consórcio Itapoã, responsável pela construção do viaduto, é composto pelas empresas Eterc Engenharia e pela Sociedade Geral de Empreitadas – Sogel. O ato de contratação foi publicado pelo GDF na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 1° de setembro.

“Tive de lutar muito para a gente destravar essa licitação. Cobrei muito a realização do projeto pelo DER. Agora, estamos aqui, juntos, para ver esse sonho ser realizado”, afirmou o governador Ibaneis.

“As obras vão causar muito transtorno para a região nos próximos 365 dias, mas, ao final, vai trazer muita felicidade para essa população”, acrescentou. “Temos de fazer um governo no qual as pessoas possam sentir a presença dos governantes. Para que cada um de vocês sintam o prazer de votar em 3 de outubro (de 2022)”, disse o governador.

Além do viaduto, haverá a duplicação da DF-250 e uma obra de revitalização da Avenida Central do Paranoá.

Demanda antiga

O administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim, comemorou o lançamento. “Essa região ficou abandonada durante grande tempo. Essa obra trará tranquilidade para toda a nossa cidade”, avaliou.

Para o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, a obra levará mais conforto para os motoristas e toda a população que transita pela área diariamente. “Com isso, seguimos no caminho certo para realizar a demanda da população do Paranoá e do Itapoã”, explicou.

“Essa rodovia ficou conhecida como via da morte pelo número de ocorrências que registrava. Cheira sangue. Era uma demanda antiga da população. Agora, o governador Ibaneis veio e fez”, comentou o administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno.

Hospital Regional do Paranoá

Na ocasião, Ibaneis Rocha foi questionado sobre o Hospital Regional do Paranoá, que operan em Bandeira Vermelha. “A saúde do Distrito Federal vem passando por uma transformação, e a gente espera que, no mais breve possível, todas essas famílias estejam sendo atendidas. Existe uma dificuldade muito grande ainda decorrente da Covid-19, e isso impactou  todos os nossos hospitais. Já estamos trabalhando para melhorar o mais rápido possível”, ressaltou o governador.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?