Ibaneis lança o Renova-DF em São Sebastião: “Mão de obra qualificada”
Programa do GDF oferece cursos de capacitação integrados a ações de conservação do patrimônio público. Aulas serão ministradas pelo Senai
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou, na manhã desta terça-feira (28/9), o programa Renova-DF, em São Sebastião.
A iniciativa oferece cursos de capacitação integrados às atividades de conservação do patrimônio público, a fim de combater o desemprego, durante e após as medidas temporárias de prevenção à Covid-19, e proporcionar qualificação profissional do trabalhador, de forma a torná-lo apto a atender às exigências do mercado de trabalho. Os beneficiários da proposta têm aulas teóricas e práticas, ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para diversos cursos.
Ibaneis Rocha entregou três kits aos aprendizes do programa.
“A construção civil no DF tem previsão de crescimento de 65%. Está faltando mão de obra. Isso é um sinal de que esse projeto, além de ser social, vai gerar emprego e renda para a população. Sabemos das dificuldades que a pandemia gerou para todos. As empresas fecharam as portas e estão reabrindo. Precisam de mão de obra qualificada, e vocês serão esses trabalhadores. A sala de aula é a rua. Esse é um programa completo, que vai alcançar, até o fim do próximo mês, 2,5 mil pessoas”, afirmou.
“Estamos juntando o ensino profissional a um trabalho de empregabilidade social. A ideia é formar profissionais para o mercado e tirar de suas casas essas pessoas sem nenhuma perspectiva de emprego”, acrescentou.
“O Renova-DF é um grande programa de qualificação profissional. Ele traz esperança e expectativa de vida. Ensinamos, na prática, uma profissão. Dos últimos formandos em Ceilândia e Samambaia, 117 foram contratados para o mercado de trabalho”, comentou o secretário de Trabalho, Thales Mendes.
Nos últimos três meses, o programa de capacitação profissional reformou mais de 90 equipamentos públicos em Samambaia e Ceilândia. Nas duas cidades, cerca de 800 alunos aprenderam ofícios voltados à construção civil, como práticas de pedreiro, jardinagem, serralheria e pintura de estruturas.
Agora, mais duas regiões administrativas vão receber os serviços do Renova-DF: Arniqueira e São Sebastião. Cerca de mil aprendizes se dividirão entre os dois locais para tocar as reformas. São 500 alunos para cada localidade.
Na oportunidade, o governador elogiou o trabalho desenvolvido nas outras cidades. Além das obras tocadas pelos aprendizes, Ibaneis citou serviços de poda, limpeza e construção de calçadas, e reforçou a necessidade de continuidade do serviço de tapa-buracos.
Para se matricular, o interessado deve ter mais de 18 anos, estar desempregado e comprovar residência no DF. Os participantes recebem auxílio financeiro, por meio de uma bolsa no valor equivalente a um salário mínimo, ajuda financeira para o transporte e certificado de conclusão.
Energia Legal
Após lançar o programa Renova-DF, em São Sebastião, Ibaneis visitou o bairro Morro da Cruz, também na região administrativa, onde está sendo desenvolvido o programa Energia Legal.
No local, num primeiro momento, mais de 2 mil famílias serão beneficiadas, segundo o governador. As obras para instalação da rede de energia elétrica começaram em julho e o objetivo é proporcionar o fornecimento de energia regularizado, dando fim às ligações clandestinas.
A melhoria faz parte do processo de regularização fundiária da área, que teve início com a assinatura do decreto para regulamentar a Lei Complementar n° 986/2021, a lei da Reurb. Nesta primeira etapa, estão sendo instalados postes, transformadores e fiação de alta e baixa tensões, além de substituição e fiações defasadas e regularização de ligações clandestinas.
A chegada dos postes e da nova fiação pretende conferir um maior nível de segurança para a população local. Os clientes regularizados junto à Neoenergia podem se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede até 65% de desconto na conta de energia. Os moradores do Morro da Cruz também serão orientados quanto à necessidade de adequações e manutenções nas instalações internas dos imóveis.
Acessibilidade
Depois de visitar o Morro da Cruz, o governador também foi ao residencial Oeste para vistoriar as obras realizadas no bairro. Ele foi recebido pela comunidade e tomou café com os moradores do bairro.
O administrador de São Sebastião, Alan Valim, disse que obras de acessibilidade estão sendo construídas em toda a cidade. ” São demandas de mais de 20 anos da nossa população. Serão construídos 3 km lineares em parceria com a Novacap. Teremos sete mil metros quadrados de construção com rampas de acessibilidade e melhorias. Mais de seis áreas serão atendidas”, comentou.
Ainda segundo o gestor da região, a cidade tem aproximadamente 200 mil habitantes e a principal demanda da população é por saúde. “O governador já determinou que todas as energias necessárias sejam implantadas para que tenhamos o projeto do Hospital de São Sebastião. A ideia é realizar o projeto até meados do ano que vem. A tendência é ter especialidades de obstetrícia, pediatria e cirurgias gerais”, acrescentou.