Ibaneis inaugura terminal de ônibus em Santa Maria: “Antes do prazo”
Pelo local passam, aproximadamente, 89 ônibus, que fazem 435 viagens de segunda a sexta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Em manhã dedicada a agendas em Santa Maria, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, nesta sexta-feira (30/7), o Terminal Rodoviário da região administrativa.
Após 28 anos de espera, o novo Terminal de Santa Maria atende a uma demanda feita por pessoas que estudam ou trabalham em diversas localidades do Distrito Federal e que dependem do transporte público. Pelo local passam 89 ônibus, aproximadamente, que fazem 435 viagens de segunda a sexta-feira. Aos sábados, este número cai para 318 e vai a 193 aos domingos.
“Tive aqui no início da obra, olhávamos para o poeirão e queríamos entregar antes do prazo. Nós conseguimos. Estou muito feliz”, disse Ibaneis. A ideia inicial era inaugurar o terminal em setembro.
A construção ocupa 2.569 m² dos poucos mais de 16.000 m² da área total do terreno e teve R$ 4,8 milhões investidos, custeados com recursos de emendas parlamentares e do orçamento do Governo do Distrito Federal (GDF).
“É bom que se saiba que depois do governador Arruda, ninguém tinha investido R$ 1 nessa cidade. Estamos aqui, em Santa Maria, para devolver à população aquilo que nos recebemos durante a campanha. Fico muito feliz em ver e ouvir das pessoas que Santa Maria, hoje, é uma outra cidade”, disse Ibaneis.
O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, comemorou a entrega. “A pasta cobrou para que essa obra fosse entregue com prazo antecipado. Agradeço ao apoio que o GDF tem dado às secretarias para que a gente possa tocar as obras. Esse terminal dará um pouco mais de conforto e qualidade de vida aos que utilizam transporte público na cidade”, defendeu.
A administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão, também participou do evento. “Hoje, eu estou feliz em fazer parte desse momento grandioso. Agora, temos um terminal descente para atender os rodoviários e a nossa população de Santa Maria e adjacências.”
O terminal será ponto de partida de linhas de ônibus circulares e linhas alimentadoras do BRT. A estrutura também poderá ser utilizada para fazer a integração com as linhas do semiurbano do Entorno do DF. A estrutura abrigará 10 boxes para embarque e desembarque de passageiros, além de 53 três baias de ônibus destinadas às pessoas que estão aguardando o transporte.