metropoles.com

Ibaneis inaugura linha de produção na Penitenciária Feminina

Oficina montada em parceria com a iniciativa privada produzirá estofados e capas de sofá dentro do presídio do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Governador do DF, Ibaneis Rocha, participa da assinatura do início das obras do Park Burle Marx no Noroeste
1 de 1 Governador do DF, Ibaneis Rocha, participa da assinatura do início das obras do Park Burle Marx no Noroeste - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, na manhã desta terça-feira (10/8), uma oficina com linha de produção comercial de estofados e capas de sofá na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. O projeto é uma parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e a iniciativa privada.

Em publicação no Twitter, o governador afirmou que a oficina “tem o objetivo de capacitar as mulheres para que aprendam uma nova profissão”. “Assim, o período de cumprimento da pena pode ser utilizado para que elas tenham esperança em outro futuro, com mais dignidade e longe do crime”, disse Ibaneis.

“A verdadeira ressocialização de presos se dá pelo trabalho. Isso traz dignidade para a população encarceirada e capacitação para a hora de voltar ao mercado de trabalho”, completou o chefe do Executivo local.

A atividade é resultado de um acordo assinado em fevereiro de 2021, no gabinete do governador, com a empresa Montreal Montadora de Móveis, do grupo Novo Mundo.

“Foi uma grande realização. Nós trouxemos para cá já no nosso governo a empresa Novo Mundo, que trouxe toda sua parte de e-commerce aqui para o Distrito Federal. E eles têm um projeto no Ceará, na penitenciária, de montagem de equipamentos. Então, houve hoje o lançamento em parceria com a Novo Mundo de uma linha de montagem de sofás, na qual trabalharão detentas que estarão na fase de ressocialização”, pontuou.

“Estou muito feliz com esse lançamento. O Carlos, que é dono da Novo Mundo, esteve presente, e a gente espera poder ampliar também esse trabalho, porque é muito importante. Nós temos de ter a consciência de que as pessoas que estão presas em determinado momento vão sair. E elas sairem melhor ou pior vai depender do que nós fizermos por elas”, acrescentou o chefe do Palácio do Buriti.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o curso visa à redução da criminalidade. “Uma forma de proporcionar o retorno da reeducanda ao convívio com a sociedade é por meio do trabalho. O que nós fazemos é aproveitar o período de cumprimento de pena para oferecer qualificação profissional a essas mulheres”, explicou.

Conforme a Sejus, no primeiro momento, serão beneficiadas cinco mulheres, que serão capacitadas e contratadas com uma bolsa de ressocialização no valor de R$ 825. Elas vão trabalhar na própria unidade prisional, onde a empresa instalou um polo de produção. O contrato terá duração de 12 meses.

Chamamento público

A Montreal Montadora de Móveis atendeu a um chamamento público aberto pela Funap/Sejus em 6 de janeiro deste ano, para convocar empresas interessadas em utilizar os espaços das unidades prisionais a fim de promover a capacitação profissional e a contratação de presos do regime fechado e semiaberto.

O edital segue aberto para que outras empresas possam formalizar essa parceria com o governo. Os interessados devem procurar a sede da Funap/DF, situada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) Trecho 2.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?