Ibaneis inaugura Cras no Recanto das Emas: “Suporte básico”
Este é o segundo Cras da cidade, onde há uma das maiores demandas por serviços socioassistenciais no DF
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na Praça do Cidadão, localizada na Quadra 113, lote 9, do Recanto das Emas. A entrega da nova estrutura à população ocorreu na manhã deste sábado (11/9).
Este é o segundo Cras da cidade, onde há uma das maiores demandas por serviços socioassistenciais no DF. Nos próximos dias, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgará o redirecionamento da unidade em que as pessoas serão atendidas, conforme o respectivo endereço residencial.
“A população do Distrito Federal cresceu muito e a última abertura de Cras que houve no DF foi em 2014, quando havia 2,4 milhões de habitantes. Hoje, nós passamos de 3,2 milhões. Acrescido a isso, nós temos um empobrecimento muito grande da população e devemos cuidar das pessoas mais carentes”, disse o chefe do Executivo local.
“O Cras é a porta de entrada dessa população e nós queremos ampliar o serviço – não só com as estruturas físicas, mas também com a contratação dos concursados da Sedes. Assim, será possível garantir um atendimento cada vez melhor à população carente do DF”, afirmou o governador.
A equipe do Cras Recanto das Emas II vai ser composta por assistentes sociais, psicólogo, agentes sociais e técnico administrativo, além de um gerente.
“O número de servidores diminuiu. Com o passar do tempo, alguns se aposentaram, outros faleceram, e a pandemia trouxe esse aumento significativo [de pessoas em situação de vulnerabilidade] somado também ao número de população que cresceu. Esse Cras que está sendo inaugurado aqui não vem só para fazer o Cadastro Único, como muita gente pensa. Vai dar todo o suporte para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, vai fazer os encaminhamentos para a rede pública de saúde e ensino, identificar necessidades de documentação, dar todo o suporte básico, todas as diretrizes para essa população em situação de vulnerabilidade”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.
O Recanto das Emas é responsável pela terceira maior demanda da população para atendimento na assistência social do DF, atrás apenas de Samambaia Sul e P Sul, em Ceilândia.
“Nesse primeiro semestre, nós atendemos quase 7 mil famílias no outro Cras [do Recanto das Emas]. Esse Cras vem para dar suprimento a uma média de 12 mil pessoas que estão procurando Cras aqui na região. Então, certamente a gente tem um cálculo de aproximadamente 900 pessoas sendo atendidas por mês”, informou Mayara Noronha.
Ibaneis ainda comentou, na ocasião, que o governo local irá ampliar a quantidade de restaurantes comunitários no DF. “Vamos seguir nessa linha, atendendo aos mais carentes. Fizemos isso quando reduzimos para R$ 1 o valor da comida nos restaurantes comunitários. Agora, na renovação dos contratos, estamos incluindo o café da manhã a R$ 0,50 para a população carente e vamos seguir expandindo os restaurantes comunitários para as cidades que ainda não têm e para aquelas em que a população se adensou muito, para que a gente possa dar condições de sobrevivência para a população carente do Distrito Federal”, declarou.