Ibaneis inaugura Cras na região administrativa do Sol Nascente: “Dia de festa”
Ibaneis confirmou durante a cerimônia, a nomeação, na próxima semana, de 100 assistentes sociais aprovados no último concurso da Sedes
atualizado
Compartilhar notícia
Com o objetivo de atender cinco mil famílias na prestação de serviços de assistência social, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou neste sábado (7/8) o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sol Nascente.
A instalação do equipamento, localizado na QNR 2, foi um compromisso de governo feito pelo emedebista em 2019, quando criou a região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol.
Ibaneis participou da inauguração, às 10h, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Noronha Rocha, e a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
O chefe do Palácio do Buriti confirmou durante a cerimônia, a nomeação, na próxima semana, de 100 assistentes sociais aprovados no último concurso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
“Abrimos a porta do Cras, para que as pessoas cheguem aqui e possam ter o seu atendimento. Estamos cuidando de gente. De quem mais precisa. Esse é um governo que quer ver as pessoas bem cuidadas, bem tratadas. A importância à pessoas mais necessitadas. É um dia de festa. Sol Nascente, Ceilândia e Pôr do Sol vão continuar, até o fim do nosso governo, tendo tudo do bom e do melhor”, afirmou Ibaneis.
Com aproximadamente 88 mil habitantes, segundo levantamento da Companhia de Planejamento (Codeplan) de 2019, a Região Administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol vinha encaminhando suas demandas socioassistenciais para os Cras de Ceilândia, o que começou a gerar uma sobrecarga no atendimento.
Localizados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade, os Cras oferecem serviços de assistência social, com o propósito de fortalecer a convivência com a família e a comunidade.
A unidade do Sol Nascente vai referenciar famílias residentes no Setor P Norte, QNO (16 a 18 e Expansão), QNQ, QNR, CNR e no trecho 3 de Sol Nascente.
“O Cras é a porta de entrada da política de assistência social. Ele vai orientar e dar encaminhamento, vem para fortalecer o atendimento à população que se encontra em situação de vulnerabilidade. O último ano em que houve uma inauguração de unidade assistencial foi em 2014. É preciso ter um olhar muito atento”, afirma a secretária Mayara Noronha Rocha.
A secretária também anunciou que os servidores que trabalharão na nova unidade, serão os aprovados e já nomeados no último concurso da Sedes.
A gerente do Cras Sol Nascente, Luiza Rodrigues Souza, comemorou a inauguração. “Vamos começar com atendimento remoto já na segunda-feira (9/8). Basta ligar no 156 e fazer o agendamento necessário. Vamos amenizar a demanda que está sobrecarregada em Ceilândia. O Sol Nascente é uma região muito carente e precisa de uma maior atenção”, sinalizou.
Cartão Gás
Na oportunidade, o governador também anunciou a sanção do Cartão Gás na próxima terça-feira (10/8).
“Encaminhamos o pedido para a CLDF e eles aprovaram em tempo recorde. Vamos dar um botijão para cada família carente . Pode parecer pouco, mas tem muita gente que já estava cozinhando à lenha e, que agora terá a oportunidade de receber um botijão a cada dois meses”, afirmou.
Ao todo, serão 70 mil cartões vale gás distribuídos para a população do DF. Ibaneis também confirmou a vacinação para o público de 25 anos ou mais, a partir da próxima terça-feira (10/8).
“Vamos fechar a vacinação com a primeira dose, de toda a população do Distrito Federal, até o mês de setembro. Para que a gente possa retomar a nossa vida, o nosso trabalho e que a gente consiga novamente reativar a nossa economia e gerar emprego e renda para as pessoas.”
Visita a obra
Após inaugurar o Cras Sol Nascente, Ibaneis ainda visitou obras na região administrativa. Ele esteve na obra de pavimentação de trechos do bairro Pinheiros e do Trecho 2 da Quadra 105. Também vistoriou a instalação do sistema de fornecimento de água na Quadra 128.
“Temos um grande trabalho sendo feito pela Caesb, ligando água em vários setores do Sol Nascente que antes não existia. Também estamos com várias obras de asfaltamento em ruas da região administrativa. Vamos passar vistoriando as obras todas para depois fazer o balanço do que mais precisamos fazer para atender a comunidade.”