Ibaneis inaugura centros de inovação do BRB e do Detran no Biotic
Também foi entregue na cidade digital, na manhã desta quinta-feira (6/5), o escritório de negócios da empresa chinesa Huawei
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, na manhã desta quinta-feira (6/5), para três inaugurações na cidade digital. Foram entregues os centros de inovação do BRB e do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e o escritório de negócios da empresa chinesa Huawei.
Na ocasião, Ibaneis realizou a primeira videoconferência do país com a tecnologia 5G. O encontro virtual ocorreu com o diretor regulatório especialista do 5G da Huawei, Carlos Lauria.
Confira:
A ocupação do Parque visa levar ao BioTIC empresas das áreas de tecnologia da informação, biotecnologia, nanotecnologia e telecomunicações, conforme o novo formato proposto para o local. O evento ocorreu no edifício de governança do Parque.
Durante a solenidade, o governador declarou que “esse é um projeto de cidade moderna, de desenvolvimento”. “São iniciativas de futuro e é de um futuro sólido que precisamos para fazer dessa cidade o polo de desenvolvimento do nosso país”, afirmou Ibaneis.
Presente no evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, prometeu lançar apoio financeiro para 50 startups. “Aqui, serão R$ 50 mil para cada. Estamos preocupados desde às startups, às feiras de tecnologia, à eletromobilidade, à reciclagem do lixo eletrônico. O nosso trabalho é fazer com que o Distrito Federal seja um lugar melhor, que venha trazer investimento do Brasil todo para cá”, explicou.
O presidente do Biotic, Gustavo Dias, participou da cerimônia e comentou sobre os avanços tecnológicos na capital com a inauguração de espaços como esses. “Nós avançamos, trouxemos para cá diversas empresas, tem mais de 30 empresas e associações no Parque. Finalizamos o projeto do Plano de Ocupação, que há mais de 20 anos não tinha e, hoje, nós temos os terrenos definidos. Estamos nos finalmentes das nossas licenças ambientais. E finalizamos o nosso fundo ASG, que é o veículo financeiro, junto com BRB, que vai propiciar todas as obras”, destacou.
BRB
No Parque, o Banco de Brasília instalou o BRB Centro de Inovação Tecnológico (BRB Lab). O objetivo é estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, além de buscar novas tecnologias e soluções voltadas para o sistema financeiro, governo e cidadãos.
O BRB Lab será a sede do Programa de Inovação Aberta do BRB, que ocorrerá em parceria com startups selecionadas por meio de edital. “A gente está criando o primeiro fundo ASG — ou seja, de responsabilidade ambiental, social e de governança — de um parque tecnológico no Brasil aqui no Biotic, com o objetivo de captar R$ 5 bilhões nos próximos anos”, revelou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
“O BRB inaugura o Centro de Inovação Tecnológico, o BRB Lab, já anunciando hoje a incubação de 23 empresas num processo de open inovation, em que a gente estimulou várias frentes de trabalho, experiência do cliente, meios de pagamento, seguridade, eficiência operacional… Foram 46 startups de todas as partes do mundo que se inscreveram para participar e, hoje, a gente anuncia as 23 vencedoras, das quais 10 estarão sediadas no Biotic. São cinco de Brasília, 14 de outros estados e quatro de outros países”, detalhou Paulo Henrique.
Detran-DF
O Detran-DF sediará, no ambiente do Parque, o Centro de Inovação Tecnológica – CITDetran. A nova instalação abrigará uma parte da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec), que terá como prioridade construir uma agenda de desenvolvimento tecnológico voltada, exclusivamente, para pensar o trânsito da capital para as próximas décadas.
Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF, apontou inovações que o departamento lançará em breve. “Lançamos lá no Salão Branco do Buriti, em 6 de agosto, o aplicativo do Detran. Aquele foi o pontapé inicial do nosso projeto. Hoje, nós temos 30 serviços à disposição do cidadão. O cidadão que adquirir um veículo, hoje, tem condição de, em poucas horas, estar com o seu veículo no aplicativo”, comentou.
“Em 30 dias, nós teremos o primeiro emplacamento digital, em que você adquire o seu veículo na concessionária e sai de lá com o documento baixado no smartphone. O nosso projeto é de transferência digital de veículos: é eu comprar o seu veículo e sair daqui com o documento já no meu smartphone”, acrescentou Maia.
Huawei
Além dos Centros de Inovação do BRB e do Detran, foi inaugurada no BioTIC uma sala de reunião para videoconferências, com cobertura de rede móvel 5G da Huawei – trata-se da primeira sala de reuniões 5G da empresa chinesa no Brasil. O sinal da tecnologia móvel de quinta geração da Huawei está disponível no Parque Tecnológico de modo permanente desde julho de 2020.
“É com grande satisfação que nós inauguramos, hoje, um espaço ampliado da parte de cobertura 5G em Brasília, no Biotic. É uma tecnologia de última geração. O 5G não é uma simples evolução do 4G, é uma revolução”, disse Atílio Rulli, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei.
“O objetivo desse espaço, cooperado com o Biotic, é fomentarmos as pequenas empresas do setor de TIC (tecnologias da informação e comunicação) e também as startups, que é o conceito e o DNA do Biotic, fomentarmos mais empregos, conhecimento e transferência de tecnologia. O nosso objetivo é cooperar com a empregabilidade e o quanto antes acelerarmos a transformação digital de Brasília”, assinalou.