metropoles.com

Ibaneis fecha parceria para abrir restaurante na Casa de Chá

Convênio com empresa privada de pedagogia gastronômica foi lançado nesta 3ª feira, como parte da programação oficial dos 64 anos de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto
Foto colorida de quatro homens de terno, onde um deles, terno cinza, gravata rosa e careca, assina documentos oficiais
1 de 1 Foto colorida de quatro homens de terno, onde um deles, terno cinza, gravata rosa e careca, assina documentos oficiais - Foto: Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou convênio de cooperação técnica para implementação de empresa pedagógica de gastronomia na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (16/4). A ação faz parte da programação oficial dos 64 anos de Brasília.

A operação é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) com a Secretaria de Estado de Turismo do DF (Setur-DF).

“Estou muito feliz. Esse é um ponto que eu visitei na época em que era estudante e ficou fechado por muitos anos.  Espero que esse possa ser mais um local de visitação na Praça dos Três Poderes, que é sinônimo de democracia, união e debate”, destacou o chefe do Palácio do Buriti.

O projeto ocorrerá no formato de cafeteria-escola, onde alunos do Senac-DF farão estágio supervisionado por instrutores da instituição.

Ibaneis anunciou ainda que o Governo Federal, através do Iphan,  doou ao DF o projeto de revitalização da Praça dos Três Poderes.

“Esse é o início de uma grande entrega para o Distrito Federal. Mais uma parceria com o setor privado. Será uma Casa de Chá totalmente revitalizada, assim como a gente espera também revitalizar toda a Praça dos Três Poderes. Esperamos abrir esse espaço em 26 de junho para toda a população do Distrito Federal e para quem visita a capital”, ressaltou o governador.

5 imagens
1 de 5

O governador Ibaneis Rocha assina na manhã desta terça-feira o acordo de convênio de cooperação técnica para implementação de empresa pedagógica de gastronomia na Casa de Chá, na Praça do Buriti.

Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto
2 de 5

Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto
3 de 5

Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto
4 de 5

Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto
5 de 5

Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto

Na oportunidade, Ibaneis também comentou sobre o aniversário de Brasília, celebrado no próximo domingo (21/4).

“A capital está cada vez mais pujante e forte. Brasília é a capital de todos os brasileiros e é isso que nós queremos que fique marcado”, frisou Ibaneis.

Casa de Chá

3 imagens
1 de 3

Imagens da Casa de Chá, cujo nome oficial é Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto
2 de 3

Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto
3 de 3

Breno Esaki/Metrópoles @brenoesakifoto

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Praça dos Três Poderes, conhecido como a Casa do Chá, está todo revitalizado desde 2019, uma parceria da Setur e de arquitetos e decoradores da capital federal. O projeto, que está em andamento desde 2023, prevê a concessão do uso do espaço ao Senac-DF por dois anos e meio, inicialmente, e poderá ser prorrogado por igual período até totalizar 10 anos. Como será uma empresa pedagógica de gastronomia, não visará qualquer lucratividade e praticará preços acessíveis.

“Para nós do Sistema Comércio é uma honra assumirmos as operações de um ponto tão relevante para o país como a Praça dos Três Poderes, no coração do Brasil, onde as decisões são tomadas. Traremos a qualidade Senac e aqui capacitaremos nossos alunos com a vivência do mercado”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-DF e do Conselho Regional do Senac-DF, José Aparecido Freire.

“Além disso, contribuiremos para o fomento do turismo cívico e arquitetônico da capital, além de entregar ao brasiliense um espaço moderno, aconchegante e que privilegia o produtor local e nossa culinária”, continua Freire.

O objetivo é valorizar esse patrimônio histórico e cultural tão relevante para a cidade, fomentar o turismo e oferecer ao público um local acessível e aconchegante.

A Casa de Chá foi projetada por Oscar Niemeyer e intitulada de “restaurante da Praça dos Três Poderes”, como ele mesmo chamou em seu livro Quase Memórias, entre 1965 e 1966, período em que o arquiteto retornou brevemente ao Brasil. A casa de chá reunia os trabalhadores da região que frequentavam o local após o dia de trabalho, com rodas de violão e cantorias no lado de fora. Seu auge foi nos anos 1970 e 1980.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?