Ibaneis fala em baixa procura por imunizantes no DF: “Querem escolher o tipo de vacina”
O chefe do Executivo local fez um apelo à população e reforçou que todas as variedades da vacina são seguras
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez desde quando o Distrito Federal começou a imunizar a população contra a Covid-19, a procura pela vacina foi baixa. O governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou, em sua conta no Twitter, nesta segunda-feira (3/5), um alerta informando à população que todas as vacinas são seguras e eficientes e que não é necessário ter medo.
Segundo a publicação do chefe do Executivo local, o público de 60 anos não alcançou a imunização prevista porque muitos querem escolher qual vacina tomar. Assim, apenas 16% da faixa etária se vacinou no fim de semana passado.
Estima-se que no DF vivam cerca de 50 mil pessoas nessa faixa etária, mas apenas 8 mil foram vacinadas nos três primeiros dias da campanha para o grupo. Acredita-se que há resistência ao imunizante oferecido, já que o lote destinado para essa etapa de vacinação é da fabricante Oxford/AstraZeneca.
“Nós abrimos a vacinação para o público de 60 anos na sexta-feira passada e, pela primeira vez, houve baixa procura. Nós acreditamos que isso ocorreu porque estão querendo escolher a vacina que querem receber, mas isso não é possível e nos atrapalha na gestão da imunização”, disse o governador.
Ele ainda lembrou que “todas as vacinas são seguras e eficientes contra a Covid-19”, disse.
“Faço um apelo para que todas as pessoas com mais de 60 anos busquem os postos de vacinação tanto para a primeira dose quanto para a segunda, porque só vamos superar essa crise na medida em que as pessoas forem vacinadas”, disse. Leia os tuítes: