Ibaneis exonera subsecretário após explosão de casos de dengue no DF
Ibaneis Rocha exonerou subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins. Fabiano dos Anjos Pereira Martins assume o cargo
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio ao aumento de casos de dengue na capital do país, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), exonerou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins (foto em destaque), nessa quinta-feira (25/1). Ele era responsável pelas políticas de combate à dengue da Secretaria de Saúde (SES-DF).
Quem assume o cargo, agora, é Fabiano dos Anjos Pereira Martins, que atuava como diretor da Vigilância Epidemiológica em Saúde.
Desde 2019, Divino assumiu a missão e teve duas passagens pelo cargo, enfrentando desafios significativos, incluindo a pandemia de covid-19 e a coordenação da campanha de vacinação contra o vírus.
Ele também atuou como Coordenador Nacional das Arboviroses pelo Ministério da Saúde, entre outros cargos tanto no governo distrital quanto federal.
Situação da dengue no DF
Nessa quinta-feira (25/1), o Governo do Distrito Federal (GDF) declarou situação de emergência na saúde pública diante da explosão de casos da dengue e do risco de epidemia de dengue e de outras arboviroses.
A capital federal registrou 16.079 casos prováveis da doença, entre 1° de janeiro e o último sábado (20/1). O total representou um aumento de 646,5% em relação ao mesmo período de 2023.
Três pessoas morreram em decorrência de dengue neste ano. Ceilândia é a região administrativa com maior incidência da doença, com 3.963 casos.