metropoles.com

Ibaneis exonera gestores da Educação ligados à licitação da merenda escolar

Em edição do Diário Oficial, o governador trocou chefias da pasta após edital ter sido questionado por representantes da sociedade civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Secretaria de Educação do DF
1 de 1 Secretaria de Educação do DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu exonerar, nesta quinta-feira (25/06), três gestores da Secretaria de Educação que, de alguma forma, estiveram ligados à elaboração da licitação de R$ 375 milhões para fornecimento de merenda escolar a escolas públicas do Distrito Federal, que foi alvo de denúncias. O titular do Palácio do Buriti também nomeou um novo secretário-executivo para a pasta.

O emedebista escolheu o professor Fábio Pereira de Souza para ocupar a segunda cadeira mais importante do órgão local de Educação. O novo gestor já ocupou funções estratégicas durante a gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), entre elas a de subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da pasta.

Até então subsecretário de Administração Geral da pasta, Leonardo Henrique Campos Gouveia Pinto perdeu o posto para Luís Mário Oliveira Barreto, nomeado no mesmo ato. Em 2012, o gestor foi corregedor da extinta Agência de Fiscalização (Agefis-DF), atualmente conhecida como DF-Legal.

Cláudio Nelson Araújo Brandão era subsecretário de Infraestrutura e Apoio Educacional, mas após o desligamento será substituído por Arlênio de Oliveira Mineu, que chegou a ocupar o cargo de administrador regional do Lago Sul.

Responsável direta pela merenda escolar, Rosana Mara Mundim Tomaz de Carvalho  também perdeu o posto. Quem passa a assumir a Diretoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação é Roberto Eleutério Holanda, agente da Polícia Civil do DF.

Licitação

Lançada em 1º de junho, a licitação previa a entrega de 94 milhões de refeições ao custo de R$ 375 milhões. As empresas ganhadoras, de acordo com o edital, teriam que cuidar de todo o processo, desde a compra dos ingredientes até a preparação das merendas.

O certame foi alvo de questionamentos de representantes da sociedade civil. Além do alto valor, chamou a atenção a disposição de o GDF entregar toda a responsabilidade da alimentação dos estudantes a empresas terceirizadas.

O GDF suspendeu a licitação para a contratação de empresas que forneceriam merendas às unidades escolares da rede pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?