Ibaneis espera vacinar dentistas e farmacêuticos na próxima semana
GDF prevê o recebimento de 80 mil doses de vacina nos próximos dias. Parte deverá ser destinada a estes profissionais da rede privada
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, na manhã desta quinta-feira (18/3), que espera iniciar a vacinação contra a Covid-19 de dentistas da rede privada e farmacêuticos que trabalham em laboratórios na próxima semana. De acordo com ele, o Ministério da Saúde deve entregar um lote de 70 mil a 80 mil doses de imunizante nos próximos dias.
Com esta remessa, a campanha será ampliada para idosos com 70 anos e 71 anos na capital. Parte destas doses, conforme Ibaneis, devem ser destinadas a este grupo de trabalhadores da área de saúde, que ainda não foram contemplados.
“Quero, a partir da próxima semana, e é um pleito justo que tem sido feito pelos profissionais de saúde da área privada, os odontólogos e os farmacêuticos que trabalham em laboratórios. Então, vou destinar um percentual destas vacinas, pedi ao secretário que verificasse junto a esses conselhos quantas pessoas são, mas eu quero destinar entre 5% a 10% das vacinas que chegarem para esse grupo prioritário também, que presta um grande serviço à sociedade”, declarou, durante visita ao posto de vacinação do Estacionamento 13 do Parque da Cidade.
Dentistas
Dentistas da rede privada fizeram um protesto na manhã dessa quarta-feira (17/3) pelo direito à vacina. De acordo com os organizadores, 200 carros participaram do ato na área central de Brasília.
“Estamos na luta desde o dia 19 (de fevereiro), com vários ofícios e nenhuma resposta”, lamentou Marco Antônio, presidente do Conselho Regional de Odontologia. “Nossos pacientes não usam máscaras. O risco é alto. Os dentistas da rede pública foram vacinados, mas, da privada, não”, reclamou.
Os manifestantes carregaram balões brancos em homenagem aos integrantes da categoria que morreram vítimas da Covid-19. Os veículos saíram do Estádio Nacional Mané Garrincha e passaram pelo Palácio do Buriti.
No início de fevereiro, a Secretaria de Saúde informou que os dentistas serão vacinados após os idosos.
Veja imagens do protesto:
Vacinação de idosos
Nesta quinta-feira (18/3), começou a vacinação de idosos com 72 e 73 anos. Em meio ao alívio de receber a primeira dose, idosos e acompanhantes aguardam, em média, até 1h para a imunização. Para evitar aglomerações, nesta semana a imunização ocorrerá também no sábado e no domingo.
“Daqui para a frente, a gente tem de observar que essas faixas etárias vão se ampliando, e temos de ter muito cuidado para que se evite aglomerações também na vacinação. Inclusive, neste fim de semana, vamos trabalhar não só no sábado, mas no domingo também. Haverá vacinação sábado e domingo para que a gente possa evitar esse tipo de aglomeração”, comentou Ibaneis.
Veja imagens da vacinação nesta quinta: