Ibaneis entrega tratores a produtores da agricultura familiar no DF
GDF entregou 104 máquinas e implementos agrícolas a 20 associações e cooperativas representativas de produtores, beneficiando 916 famílias
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou, na manhã desta sexta-feira (1º/10), equipamentos para entidades de produtores rurais do Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride) e carta de crédito do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural (FDR) para produtores rurais da agricultura familiar que atuam na capital da República.
O evento ocorreu na Fundação Casa do Cerrado. Na oportunidade, a Secretaria de Agricultura do DF (Seagri-DF) entregou 104 maquinários e implementos agrícolas a 20 associações e cooperativas representativas de produtores rurais, beneficiando 916 famílias.
“Fico muito feliz quando eu vejo famílias de agricultores recebendo equipamentos. Isso fixa o homem no campo e facilita a vida. Temos um grande sistema de apoio aos produtores rurais do Distrito Federal com a Seagri-DF, Emater e outros”, pontuou Ibaneis.
Foram entregues tratores e microtratores com implementos e tanques resfriadores de leite, adquiridos por meio de fontes diversas, como recurso de emenda parlamentar e convênios federais, totalizando um investimento de mais de 2,2 milhões de reais.
“Quando veio a pandemia, destinei R$ 2 milhões para a gente comprar o que estava sendo produzido na área rural e distribuí para a população carente. Não vão faltar recursos para atender o homem do campo. Conheço as dificuldades e quero lutar para que vocês deixem essa vida difícil. Vamos continuar trabalhando firme para dar mais qualidade de vida e segurança para vocês criarem seus filhos no local que escolheram”, acrescentou.
O secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles, disse que o sonho do produtor rural está sendo realizado nesse governo. “Esse apoio tem muita importância para o campo. Primeiro porque fixa o homem no campo e segundo porque dá melhores condições para que ele possa produzir e viver da sua propriedade”, comentou.
As entidades de agricultores contempladas foram selecionadas por meio de chamamento público, que contou com a participação de 52 instituições. Os bens serão disponibilizados às associações e cooperativas por um período de até 5 anos, sem finalidade lucrativa, por intermédio de acordo de cooperação com a Seagri-DF.
O objetivo é atender às demandas das comunidades rurais beneficiadas, para fomentar o desenvolvimento regional, a geração de renda e a permanência das pessoas no espaço rural.
No evento, também foram entregues ainda contratos de regularização de terras públicas rurais no DF e cartas de crédito do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural (FDR), com recursos da ordem de 375 mil reais. O FDR visa promover o desenvolvimento rural no Distrito Federal, com ações que permitam o aumento da produção e da produtividade, da renda, da segurança alimentar e a permanência no espaço rural.
Visita a obras
Após participar das entregas de equipamentos para produtores rurais do Distrito Federal, na manhã desta sexta-feira (1º/10), o governador Ibaneis Rocha (MDB), visitou a obra do estacionamento do Polo Verde, no Lago Norte.
O investimento da obra solicitada há 30 anos foi de R$ 300 mil. “Tive a grata surpresa de conhecer um ambiente com várias empresas reunidas. É um investimento barato para o governo mas que tem um resultado social muito importante. Certamente vão melhorar as vendas gerando mais emprego e renda para a população da região.”
Depois da visita, ele também compareceu no Núcleo Rural Olhos d’Água, para averiguar a obra de pavimentação de acesso à Escola Classe Olhos d’Água, no âmbito do programa Caminho das Escolas.
“É um asfaltamento de uma escola rural. Colocamos isso à disposição das crianças que vão para as escolas com o pé na poeira e na lama. É exatamente isso que eu quero acabar. São muitas escolas rurais e estamos destinando recursos para que possamos alcançar todas no menor tempo possível”, disse Ibaneis.
Segundo o governador, apesar de pequena, a obra significa muito para as famílias que residem no local. “Tenho carinho pelas coisas mais simples. Sei o valor que tem você ter a dignidade de chegar na escola limpo e pisar no asfalto”, complementou.
Na oportunidade, o secretário de Ciência e Tecnologia Gilvan Máximo, anunciou que irá instalar Internet gratuita no local e vai entregar uma sala de informática aos alunos do colégio.
Ibaneis também autorizou obra de asfaltamento de uma estrada de terra que liga o Núcleo Rural Taquari ao Varjão.