Ibaneis entrega mais 1,1 mil certificados a alunos do Renova-DF
O 2º ciclo do programa em 2024 teve a participação de 200 pessoas em situação de rua. Trezentos formandos participarão de estágio remunerado
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã desta terça-feira (1º/10), da formatura dos alunos do segundo ciclo de 2024 do programa de capacitação profissional Renova-DF, no Ginásio do Cruzeiro.
Ibaneis entrega mais 1,1 mil certificados a alunos do Renova-DF
Nesta edição, a iniciativa qualificou mais de 1,1 mil profissionais e contribuiu para a recuperação de dezenas de equipamentos públicos em Ceilândia, Plano Piloto, Park Way, Estrutural, Cruzeiro, Candangolândia, Guará, Recanto das Emas, São Sebastião, Riacho Fundo, Fercal, Taguatinga, Samambaia, Águas Claras e o Monumento Solarius.
“Nessa turma que forma hoje de mais de 1,1 mil alunos, nós temos 200 moradores de rua que saem com essa qualificação profissional. E a partir dos estudos que foram feitos entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, governo e Senai, nós estamos agora abrindo 300 vagas de estágio remunerado para qualificar ainda mais, os melhores alunos desse curso”, garantiu Ibaneis.
Vivência profissional
Desde o início do programa, em 2021, mais de 10 mil pessoas já receberam capacitação e mais de 2 mil equipamentos públicos foram revitalizados.
Com duração de mais 90 dias, 300 alunos foram selecionados para aplicar na prática as habilidades profissionais adquiridas durante o curso em um estágio vivenciando a experiência profissional.
“Eles vão ter condição de praticar no dia a dia a vivência profissional. As empresas têm hoje, mais de 700 vagas abertas e em procura de pessoas com esse perfil. A nossa ideia é aproximar quem quer trabalhar, com quem quer contratar”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.
A entrega dos certificados contou também com a presença da vice-governadora Celina Leão (PP). Na oportunidade, Celina destacou o viés social da iniciativa que reintegrou ex-pessoas em situação de rua à sociedade.
“É um projeto que vai muito além da qualificação. Ele consegue alcançar aquilo que muitas vezes estava sendo descartado pelas pessoas, são vidas sendo restauradas. Como foi muito bem dito pelas pessoas é uma iniciativa que renova e cria esse ambiente de oportunidade”, avaliou.