Ibaneis entrega certificados de cadastramento a guardadores e lavadores de veículos
Foram entregues, também, a qualificação em biolavagem a 329 guardadores e lavadores de veículos no Setor Comercial Sul
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou, na manhã desta quarta-feira (25/8), certificados de cadastramento e qualificação em biolavagem a 329 guardadores e lavadores de veículos no Setor Comercial Sul.
O evento aconteceu na Quadra 5 do SCS. No local, para celebrar a data, mil veículos serão lavados em praça pública, gratuitamente, com produtos biodegradáveis. Os interessados que adquirirem o voucher de vale-lavagem do serviço podem comparecer no endereço, nesta quarta, até às 17h.
Durante a cerimônia, o chefe do Palácio do Buriti também distribuiu aos cadastrados, kits de biolavagem.
“Eu chamo os flanelinhas de meus amigos. Aprendi a conviver com os lavadores de rua. Nunca tive problema nenhum com a atividade. Quando me candidatei eu quis cuidar dessas pessoas e incluí isso no meu plano de governo”, comentou Ibaneis.
“É uma profissão que merece o carinho e o respeito da população do DF. Tá na hora de vocês levantarem a cabeça e pensarem em uma vida melhor para os seus filhos. Para cada um que carrega um molho de chaves, essa é a prova que a população confia em vocês. Quero poder estacionar meu carro aqui nesse lugar quando eu sair do governo e poder dizer que fizemos algo por cada um”, acrescentou. “Cadastramos todos eles, tiramos as certidões negativas e eles foram incluídos no cadastro da Secretaria de Trabalho”, explicou o governador.
O secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes, comemorou a entrega. “É um reconhecimento do Estado para essa atividade. Eles passaram por curso de qualificação profissional. Um pontapé para o empreendedorismo e a valorização desses profissionais. O crachá de identificação que eles usarão terá um QR Code. Qualquer pessoa que queira saber quem é o lavador é o guardador, pode acessar o código que o perfil dele aparecerá no site da pasta”, pontuou.
Cadastramento
Em atendimento à Lei 6.668, de 15 de setembro de 2020, que prevê a organização da categoria, a Secretaria de Trabalho iniciou o procedimento de cadastramento de guardadores e lavadores de carros, em novembro do ano passado.
Dos 2.221 trabalhadores registrados na Superintendência Regional do Trabalho, 878 manifestaram interesse em se cadastrar. Desse total, 329 apresentaram a documentação necessária, ficando aptos a participar do curso de qualificação profissional.
O cadastramento tem como objetivo conhecer o perfil dos trabalhadores e organizá-los como categoria. Além de fazer a identificação e formalização dos guardadores e lavadores de carro, o cadastramento permite melhores condições de trabalho para a categoria e maior segurança aos usuários dos serviços.
A capacitação ocorreu no início de agosto. Foi dividida em aulas teóricas e práticas, realizadas no auditório da secretaria e no pátio da secretaria de Trabalho, respectivamente.
Atendimento ao público
O curso inclui as disciplinas: noção de atendimento ao público, aplicação de conhecimento básico de etiqueta social no atendimento ao cidadão, noção de comunicação não violenta e aplicação de conhecimento básico da teoria de inteligência emocional no âmbito do trabalho.
Os cadastrados tiveram também aulas sobre noção de educação financeira, aplicação de conhecimento de finanças familiar, noção de empreendedorismo e aplicação de conhecimento básico de microempreendedorismo, além do curso prático de biolavagem.
Os participantes receberam um crachá de identificação, colete com numeração e um kit de biolavagem, com produtos e utensílios necessários para exercerem a atividade.
Covid-19
Na oportunidade, Ibaneis falou sobre a flexibilização nos horários de funcionamento dos serviços de delivery na capital. “A liberação dos drive-thrus não causa nenhum risco. Estamos numa fase melhor da pandemia com um número muito avançado de UTIs e tivemos condições de avançar nessa questão para uma melhor qualidade de vida da população”.
Sobre a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) de combustíveis no Distrito Federal, o governador alegou ser um compromisso de campanha. “Não pudemos fazer no início do mandato por conta das dificuldades econômicas que estávamos passando. Agora, colocamos um cronograma de redução para o ICMS do combustível da gasolina e óleo diesel no DF“, disse.
O chefe do Palácio do Buriti comentou ainda sobre o avanço na campanha de vacinação contra a Covid-19 para o público mais jovem. Ibaneis disse que ainda não recebeu notícias de entregas de novas doses da vacina. “Assim que eu tiver, eu comunico imediatamente a vocês.”