Ibaneis entrega 78 ônibus que atenderão o DF a partir de setembro
Segundo o governador, coletivos que começam a operar em setembro têm ar-condicionado, possuem acessibilidade e motor Euro 6, menos poluentes
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou, na manhã desta quinta-feira (29/8), 78 novos ônibus que, a partir de setembro, vão operar linhas do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga (ao sul da avenida Hélio Prates) e Ceilândia.
Os coletivos zero-quilômetro da Viação Marechal foram apresentados na Estação 102 Sul do Metrô-DF.
“Esse é um trabalho que a gente vem fazendo pela população do DF. Essa é uma licitação bastante antiga, ainda do governo Agnelo, e com muitos problemas que ajustamos os contratos para a renovação da frota para a população da capital com ônibus modernos, equipados com ar-condicionado e conforto”, detalhou o governador.
Segundo o governador, todos os veículos recém-chegados possuem ar-condicionado e vêm equipados com motor Euro 6, considerado menos poluente. Os coletivos também possuem elevador para acesso de pessoas com deficiência e validador V6, com funcionalidade EMV, que permite aos passageiros pagarem as passagens por meios eletrônicos (cartões de transporte e de débito e crédito).
Ao todo, a Viação Marechal vai renovar 377 veículos. Para agosto, estava prevista a entrega de 55 veículos, mas a empresa conseguiu entregar mais, totalizando os 78 desta primeira fase. A concessionária – que opera 144 linhas, com 464 coletivos – é responsável por cerca de 3,2 milhões de acessos todos os meses.
“Nós temos a idade média inferior até o final do ano, inferior a 3 anos. Isso é uma maravilha para o usuário”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. Ele disse que, “somando as outras renovações, esta é a frota mais nova do Brasil”.
Iges-DF
Questionado sobre a Operação Escudeiro, deflagrada pela Polícia Civil (PCDF) nessa quarta-feira (28/8) para apurar ações de empresários e agentes públicos relacionadas ao contrato de fornecimento de alimentos pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), o governador respondeu que vai “aguardar o trabalho da investigação”.
“Tenho a notícia de que os envolvidos foram afastados. A gente espera que eles possam fazer uma apuração mais rápida possível e, aqueles que tiverem culpa, que sejam punidos”, destacou Ibaneis.