metropoles.com

Ibaneis entrega 1.637 certificados para novos formandos do Renova-DF

Esse foi o 5º ciclo da qualificação e deu oportunidade para 100 pessoas em situação de rua, além de outras pessoas necessitadas da população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
O governador Ibaneis Rocha discursa em posse do novo defensor público-geral do DF, Celestino Chupel - Metrópoles
1 de 1 O governador Ibaneis Rocha discursa em posse do novo defensor público-geral do DF, Celestino Chupel - Metrópoles - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Em busca de oportunidades no mercado de trabalho, 1.637 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso de capacitação do Renova-DF, nesta quarta-feira (15/6). O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou o documento de conclusão na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Taguatinga.

Programa Renova-DF abre 2,5 mil vagas. Inscrições começam nesta 6ª

“Eu sempre digo que esse programa é o programa da oportunidade”, pontuou Ibaneis. De acordo com ele, o Renova-DF já tem recursos garantidos para 2022. “Nós temos hoje o maior programa de inclusão social desse país, dando oportunidade para a população em situação de rua”, completou.

Esse foi o quinto ciclo da qualificação e deu oportunidade para 100 pessoas em situação de rua. Deste total, 80 conseguiram um lar após o curso. Itamar Nunes, de 52 anos, foi um dos alunos beneficiados. Além de conseguir um emprego, alugou um quarto e levou 20 pessoas das ruas para viver debaixo do mesmo teto, como uma “república estudantil”.

“O Renova não é um programa de governo é um ministério que salva vidas”, sorriu Itamar.

Para o governador, o programa é, ainda, vital para a recuperação da economia no cenário de pandemia da Covid-19. O mandatário agradeceu ao setor produtivo por abraçar a política e por estar contratando os alunos formados. Ainda de acordo com o chefe do Buriti, outro projeto como o Qualifica-DF também tem ajudado os alunos. “Nós estamos formando 12 mil alunos, nas mais diversas áreas”, celebrou.

Ibaneis disse que o setor produtivo está voltando a investir no DF, por isso o Renova-DF e o Qualifica são estratégicos. “Certamente nós vamos ter grande parte dessas pessoas empregadas, voltando ao mercado de trabalho. Tendo condições de sustentar as suas famílias com dignidade e honra”, assinalou.

Renova-DF

No primeiro, segundo, terceiro e quarto ciclo do projeto foram formados, respectivamente, 802, 776, 1.444 e 1.289 alunos formados. Atualmente há 1.400 estudantes cursando o programa pelo 5º ciclo B, e 2.500 alunos que iniciaram o 6º ciclo, na terça-feira (14/6). Deste total, 180 são moradores de rua.

O Renova-DF é em um programa de qualificação profissional, realizado pela Secretaria de Trabalho do DF em parceria com as administrações regionais e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Além da população em situação de rua, a iniciativa também capacita imigrantes, a exemplo de pessoas vindas da Venezuela.

Segundo a pasta do Trabalho, 621 equipamentos públicos foram recuperados pelo programa em 15 cidades: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Itapoã, Vargem Bonita, Arniqueira, Varjão, Planaltina, Gama, Sobradinho e Brasília.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?