Ibaneis entrega 1.637 certificados para novos formandos do Renova-DF
Esse foi o 5º ciclo da qualificação e deu oportunidade para 100 pessoas em situação de rua, além de outras pessoas necessitadas da população
atualizado
Compartilhar notícia
Em busca de oportunidades no mercado de trabalho, 1.637 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso de capacitação do Renova-DF, nesta quarta-feira (15/6). O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou o documento de conclusão na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Taguatinga.
Programa Renova-DF abre 2,5 mil vagas. Inscrições começam nesta 6ª
“Eu sempre digo que esse programa é o programa da oportunidade”, pontuou Ibaneis. De acordo com ele, o Renova-DF já tem recursos garantidos para 2022. “Nós temos hoje o maior programa de inclusão social desse país, dando oportunidade para a população em situação de rua”, completou.
Esse foi o quinto ciclo da qualificação e deu oportunidade para 100 pessoas em situação de rua. Deste total, 80 conseguiram um lar após o curso. Itamar Nunes, de 52 anos, foi um dos alunos beneficiados. Além de conseguir um emprego, alugou um quarto e levou 20 pessoas das ruas para viver debaixo do mesmo teto, como uma “república estudantil”.
“O Renova não é um programa de governo é um ministério que salva vidas”, sorriu Itamar.
Para o governador, o programa é, ainda, vital para a recuperação da economia no cenário de pandemia da Covid-19. O mandatário agradeceu ao setor produtivo por abraçar a política e por estar contratando os alunos formados. Ainda de acordo com o chefe do Buriti, outro projeto como o Qualifica-DF também tem ajudado os alunos. “Nós estamos formando 12 mil alunos, nas mais diversas áreas”, celebrou.
Ibaneis disse que o setor produtivo está voltando a investir no DF, por isso o Renova-DF e o Qualifica são estratégicos. “Certamente nós vamos ter grande parte dessas pessoas empregadas, voltando ao mercado de trabalho. Tendo condições de sustentar as suas famílias com dignidade e honra”, assinalou.
Renova-DF
No primeiro, segundo, terceiro e quarto ciclo do projeto foram formados, respectivamente, 802, 776, 1.444 e 1.289 alunos formados. Atualmente há 1.400 estudantes cursando o programa pelo 5º ciclo B, e 2.500 alunos que iniciaram o 6º ciclo, na terça-feira (14/6). Deste total, 180 são moradores de rua.
O Renova-DF é em um programa de qualificação profissional, realizado pela Secretaria de Trabalho do DF em parceria com as administrações regionais e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Além da população em situação de rua, a iniciativa também capacita imigrantes, a exemplo de pessoas vindas da Venezuela.
Segundo a pasta do Trabalho, 621 equipamentos públicos foram recuperados pelo programa em 15 cidades: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Itapoã, Vargem Bonita, Arniqueira, Varjão, Planaltina, Gama, Sobradinho e Brasília.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.