Ibaneis diz que vai nomear 600 policiais civis e penais até fim do ano
A afirmação do governador ocorreu durante agenda em Planaltina, nesta 6ª (10/11). Servidores da Educação e da Saúde também serão nomeados
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou na manhã desta sexta-feira (10/11) que até o fim de 2023 irá nomear 300 policiais civis e 300 policiais penais aprovados em concursos no Distrito Federal.
“Na hora certa eles vão ser nomeados. Pode ter tranquilidade que nós estamos com tudo programado e, até dezembro, a gente faz a nomeação de 300 policiais civis e 300 penais, mais o pessoal da Educação e um grupo da Saúde que estão aguardando”, antecipou Ibaneis.
A afirmação do governador ocorreu durante agenda em Planaltina, nesta manhã. Após o anúncio de Ibnaeis, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) divulgou uma nota na qual expressou “total descontentamento” com a nomeação de 300 policiais, porque foram aprovados 1.950 no concurso.
“Para o sindicato, as 300 nomeações não serão suficientes para cobrir ou amenizar o atual déficit de 62% na corporação, que impacta principalmente os cargos de agente de polícia (3.513 vagas abertas) e escrivão de polícia (682 vagas abertas)”, destacou.
O chefe do Palácio do Buriti visitou o lançamento do projeto Castra-DF, o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Tucano, esteve no local onde será construída a Administração Regional de Arapoanga e anunciou novos equipamentos públicos para a região administrativa.
“Já programamos toda a instalação dos equipamentos públicos que são necessários e cobrados por essa população. A partir de 2024, vamos lançar mãos às obras para entregar diversos equipamentos para o Arapoanga. Precisamos trazer escolas, creches, sede da administração, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), terminal rodoviário e outras obras. Já está tudo projetado. Com fé em Deus, até o primeiro semestre do ano que vem, todas essas obras vão estar licitadas”, destacou.
Drenar-DF
Mais cedo, o governador participou de visita técnica às obras do Drenar-DF, na Asa Norte.
Para resolver o problema histórico de alagamentos e enxurradas no Plano Piloto de Brasília causados pelos períodos críticos de chuvas, a Terracap está construindo uma ampla rede de drenagem pluvial complementar ao sistema já existente.
Trata-se da primeira etapa do Projeto Drenar-DF pela Asa Norte, atendendo a área mais problemática da região, chamada de Faixa 1/2, principalmente nas quadras com final 2.
Ao todo, são 7,68 km de túneis, dos quais 3,63 km já estão escavados. São R$ 175,2 milhões em investimentos.
“É uma obra enterrada, quase ninguém vê o que tá acontecendo, mas é de suma importância para a cidade e a gente espera terminar com os problemas e trauma de alagamentos na Asa Norte”, pontuou Ibaneis.
Ônibus
Durante o compromisso, ao ser questionado sobre a condição dos ônibus no Distrito Federal, o governador disse que a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana acompanha todos os contratos.
“Os problemas no transporte existem a várias décadas e isso é difícil de resolver enquanto não tiver um transporte de massa no DF”, frisou.
“Estamos investindo. Temos a licitação da expansão do Metrô-DF, em Samambaia, vamos lançar o edital da expansão também em Ceilândia e o BRT Norte para melhorar a qualidade de transporte da população”, acrescentou.
Sobre a abertura de investigação por parte do Ministério Público do DF (MPDFT) sobre a renovação dos contratos com as empresas de ônibus que operam na capital, o emedebista disse estar tranquilo em relação às apurações.
“Toda a renovação foi feita com base em pareceres da Procuradoria do Distrito Federal e tinha previsão contratual para isso. Estou muito tranquilo em relação às investigações e agradeço o Ministério Público pelo apoio que nós dá acompanhando todos esses contratos”, concluiu.