metropoles.com

Ibaneis diz que professores estão na próxima etapa da vacinação

Previsão foi dada durante reinauguração de escola na Vila Planalto: local terá pré-escola e atenderá 434 alunos – a maioria do 1º ao 9º ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Governador Ibaneis Rocha
1 de 1 Governador Ibaneis Rocha - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reinaugurou, no fim da manhã desta quinta-feira (25/3), o Centro de Ensino Fundamental 01, na Vila Planalto. Na ocasião, o chefe do Executivo distrital reforçou a intenção de começar a vacinação dos professores do DF contra a Covid-19. Segundo ele, os educadores estarão na próxima fase da imunização.

“Estamos cumprindo etapas, vacinando primeiramente o pessoal da Saúde, em virtude de estarem na linha de frente da pandemia. Mas, na sequência, teremos a vacinação dos professores e educadores, para que possamos retornar à normalidade da vida escolar”, declarou o governador.

Além de profissionais da Saúde pública, idosos acima de 69 anos já estão sendo vacinados na capital. Nesta sexta-feira (26/3), terá início a imunização para trabalhadores da rede privada de Saúde. Ao todo, 25 categorias profissionais entraram na fila prioritária de vacinação, por lidarem de forma direto com a população, e devem receber a primeira dose na próxima semana, a depender da entrega de novos lotes de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Acionada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde não confirmou a data do início da campanha destinada aos docentes. “A Secretaria de Saúde esclarece que, assim que a receber um quantitativo maior de doses de vacina, vai estabelecer o início de vacinação para esse grupo”, registrou a pasta, em nota.

Medidas restritivas

Na agenda desta quinta, Ibaneis também reforçou a importância das medidas restritivas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus. “A gente sente muito prejudicar a economia, mas, sem o lockdown e o toque de recolher, não teríamos conseguido diminuir os índices [de transmissão da doença]. Sabemos das dificuldades da saúde, que vêm de muitos anos, ampliamos a rede hospitalar, mas, em virtude dos doentes da Covid, tivemos que priorizar o atendimento desses pacientes”, ressaltou o titular do Palácio do Buriti.

“A gente espera que, com a vacinação avançando, diminua esses números [da Covid] e possamos retomar, com todas as forças, as cirurgias eletivas e normalizar a saúde do Distrito Federal. O que vai ficar de legado desta pandemia é a expansão da capacidade de nossa rede hospitalar”, completou.

Estudo perto de casa

Segundo o governador, apesar da pandemia, o GDF não parou de investir em infraestrutura na cidade, inclusive com obras como a reforma do Centro de Ensino Fundamental 01, da Vila Planalto.

Sobre a escola, o gestor distrital destacou que é mais uma etapa da recuperação para receber alunos, assim que for possível. Antes da reforma, as crianças da região eram obrigadas a ter aula longe de casa. “Isso acontecia porque a escola tinha sido demolida em 2013, e os estudantes da Vila Planalto estavam assistindo às aulas no CEF 315 Sul”, informou o governador.

“A minha orientação é que os alunos estudem próximo às suas comunidades, perto de suas residências. A escola vai atender a 434 estudantes, a maioria do 1º ao 9º ano. Mas, agora, também passará a atender a pré-escola. Tenho muito carinho pela Vila Planalto. Liberei R$ 4 milhões para fazer reformas na cidade, como de calçadas e do Parque da Fazendinha, que já está sendo recuperado pela Novacap e pela Secretaria de Turismo”, completou Ibaneis.

4 imagens
O espaço vai atender a cerca de 434 estudantes, a maioria do 1º ao 9º ano
Local também terá pré-escola
Centro de Ensino Fundamental 01
1 de 4

Ibaneis Rocha reinaugura escola pública na Vila Planalto

Reprodução/Redes sociais
2 de 4

O espaço vai atender a cerca de 434 estudantes, a maioria do 1º ao 9º ano

Reprodução/Redes sociais
3 de 4

Local também terá pré-escola

Reprodução/Redes sociais
4 de 4

Centro de Ensino Fundamental 01

Reprodução/Redes sociais

“Por maior esforço que se faça com as aulas pelo sistema que vem sendo adotado [on-line], precisamos cuidar também da saúde mental dessas crianças, trazendo-os para o ambiente escolar e para as creches, para que possam ter uma educação completa. As crianças não aguentam mais ficar em casa”, declarou.

Neste sentido, a imunização dos docentes será fundamental para a retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?