Ibaneis diz que professores estão na próxima etapa da vacinação
Previsão foi dada durante reinauguração de escola na Vila Planalto: local terá pré-escola e atenderá 434 alunos – a maioria do 1º ao 9º ano
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reinaugurou, no fim da manhã desta quinta-feira (25/3), o Centro de Ensino Fundamental 01, na Vila Planalto. Na ocasião, o chefe do Executivo distrital reforçou a intenção de começar a vacinação dos professores do DF contra a Covid-19. Segundo ele, os educadores estarão na próxima fase da imunização.
“Estamos cumprindo etapas, vacinando primeiramente o pessoal da Saúde, em virtude de estarem na linha de frente da pandemia. Mas, na sequência, teremos a vacinação dos professores e educadores, para que possamos retornar à normalidade da vida escolar”, declarou o governador.
Além de profissionais da Saúde pública, idosos acima de 69 anos já estão sendo vacinados na capital. Nesta sexta-feira (26/3), terá início a imunização para trabalhadores da rede privada de Saúde. Ao todo, 25 categorias profissionais entraram na fila prioritária de vacinação, por lidarem de forma direto com a população, e devem receber a primeira dose na próxima semana, a depender da entrega de novos lotes de imunizantes pelo Ministério da Saúde.
Acionada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde não confirmou a data do início da campanha destinada aos docentes. “A Secretaria de Saúde esclarece que, assim que a receber um quantitativo maior de doses de vacina, vai estabelecer o início de vacinação para esse grupo”, registrou a pasta, em nota.
Medidas restritivas
Na agenda desta quinta, Ibaneis também reforçou a importância das medidas restritivas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus. “A gente sente muito prejudicar a economia, mas, sem o lockdown e o toque de recolher, não teríamos conseguido diminuir os índices [de transmissão da doença]. Sabemos das dificuldades da saúde, que vêm de muitos anos, ampliamos a rede hospitalar, mas, em virtude dos doentes da Covid, tivemos que priorizar o atendimento desses pacientes”, ressaltou o titular do Palácio do Buriti.
“A gente espera que, com a vacinação avançando, diminua esses números [da Covid] e possamos retomar, com todas as forças, as cirurgias eletivas e normalizar a saúde do Distrito Federal. O que vai ficar de legado desta pandemia é a expansão da capacidade de nossa rede hospitalar”, completou.
Estudo perto de casa
Segundo o governador, apesar da pandemia, o GDF não parou de investir em infraestrutura na cidade, inclusive com obras como a reforma do Centro de Ensino Fundamental 01, da Vila Planalto.
Sobre a escola, o gestor distrital destacou que é mais uma etapa da recuperação para receber alunos, assim que for possível. Antes da reforma, as crianças da região eram obrigadas a ter aula longe de casa. “Isso acontecia porque a escola tinha sido demolida em 2013, e os estudantes da Vila Planalto estavam assistindo às aulas no CEF 315 Sul”, informou o governador.
“A minha orientação é que os alunos estudem próximo às suas comunidades, perto de suas residências. A escola vai atender a 434 estudantes, a maioria do 1º ao 9º ano. Mas, agora, também passará a atender a pré-escola. Tenho muito carinho pela Vila Planalto. Liberei R$ 4 milhões para fazer reformas na cidade, como de calçadas e do Parque da Fazendinha, que já está sendo recuperado pela Novacap e pela Secretaria de Turismo”, completou Ibaneis.
“Por maior esforço que se faça com as aulas pelo sistema que vem sendo adotado [on-line], precisamos cuidar também da saúde mental dessas crianças, trazendo-os para o ambiente escolar e para as creches, para que possam ter uma educação completa. As crianças não aguentam mais ficar em casa”, declarou.
Neste sentido, a imunização dos docentes será fundamental para a retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino.