metropoles.com

Ibaneis diz que planeja ampliar as escolas cívico-militares no DF

Afirmação do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ocorreu durante o lançamento do Programa DF Mais Seguro, na terça-feira (14/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
imagem colorida mostra militar entre crianças em escola do DF - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra militar entre crianças em escola do DF - Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a intenção de ampliar o programa das escolas cívico-militares no Distrito Federal.

“Esse é um projeto que eu acredito muito e a gente tem um projeto de ampliar cada vez mais as escolas de gestão compartilhada, que é um modelo muito bem instituído. Com o apoio de todos e a participação de militares na administração da escola ajudando os professores em parceria com a Secretaria de Educação que está à frente da parte educacional”, afirmou Ibaneis.

A fala do emedebista foi feita no momento em que ele cumprimentava alunos de um colégio cívico-militar, o Centro Educacional 1 (CED 1) do Itapoã, durante cerimônia de lançamento do Programa DF Mais Seguro, nessa terça-feira (14/11).

O novo programa, que tem como base a integralidade de ações e envolvimento de diferentes órgãos governamentais, não governamentais e sociedade civil, foi dividido em cinco eixos temáticos alinhados com as principais necessidades da população: Cidade Mais Segura; Escola Mais Segura; Cidadão Mais Seguro; Mulher Mais Segura; e Servidor Mais Seguro.

Programa de escolas cívico-militares

Em julho deste ano, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu acabar com o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares criada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

À época, o governador Ibaneis Rocha já havia mencionado que  iria manter as escolas cívico-militares na capital da República, apesar de o governo federal ter encerrado o programa em âmbito nacional.

Ibaneis afirmou à coluna Grande Angular que a decisão do governo federal é uma questão de “ideologia”. “Aqui, continuamos com nosso programa”, declarou. O governador afirmou que o balanço das escolas militarizadas, no DF, é “100% positivo”, comentou à época.

Segundo a Secretaria de Educação do DF, há apenas quatro escolas integrantes do programa do governo federal na capital do país.

O DF tem outras 13 unidades que funcionam com gestão compartilhada exclusiva entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, em uma espécie de programa distrital parecido com o federal.

As 13 unidades de ensino de gestão compartilhada atendem a turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. A Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública fazem a gestão compartilhada, com profissionais de ambas as áreas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?