metropoles.com

Ibaneis diz que PCDF investiga se grileiros causaram queimadas

Segundo o governador Ibaneis Rocha, “existem queimadas em áreas onde querem expandir a grilagem no Distrito Federal”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida de um incêndio de grandes proporções na Floresta Nacional de Brasília, vista do alto
1 de 1 Imagem colorida de um incêndio de grandes proporções na Floresta Nacional de Brasília, vista do alto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse na manhã desta sexta-feira (20/9) que a Polícia Civil (PCDF) suspeita da atuação de grileiros nos incêndios de grandes proporções que atingiram regiões de mata do Distrito Federal nas últimas semanas.

“Eu tenho aqui um acompanhamento que vem sendo feito pela Polícia Civil, e a gente nota que existem queimadas em áreas onde eles [grileiros] querem expandir a grilagem no Distrito Federal. Mas as notícias que nos chegam primeiro são de pessoas que querem entrar nessa questão da grilagem”, afirmou durante agenda pública.

“A pedido nosso, também estamos fazendo monitoramento de todos os parques ecológicos do Distrito Federal para evitar as queimadas nesse período final de seca, e que possamos identificar possíveis criminosos”, pontuou.

Pistão Sul

As afirmações foram feitas durante a inauguração da reconstrução da Estrada Parque Contorno (DF-001), conhecida como Pistão Sul, nesta manhã.

Ao todo, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 43 milhões na reforma total da avenida, que tem 5,2 km em cada um dos sentidos. Mais de 60 mil pessoas que transitam diariamente pelo local serão beneficiadas diretamente pela obra, segundo o GDF. Além da reconstrução das vias da região, também foi instalada uma ciclovia no Pistão Sul, com aproximadamente 5 km.

Na ocasião, o chefe do Executivo local também anunciou o lançamento do programa Vai de Bike. “Eu tenho ouvido muitas reclamações dos nossos ciclistas de que Brasília até tem uma boa malha de ciclovias, mas é uma malha que não permite fazer do ciclismo um modal de transporte, porque elas não estão integradas. Agora, a gente fecha um projeto que vai colocar Brasília como a cidade com maior número de ciclovias do Brasil com todas elas integradas”, disse.

O governador também comentou sobre o projeto que pretende entregar, até o final de 2026, todo o Distrito Federal com iluminação em LED. “É um projeto que, além de dar beleza para a cidade, traz segurança para a população. E a gente tem uma grande preocupação com a segurança de Brasília. Como dito aqui, já é a cidade que tem a melhor qualidade de vida, e nós queremos transformar Brasília na cidade mais segura do nosso país”, comentou.

O presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur, disse que a reconstrução da via “foi pensada no pedestre, no ciclista, no carro, no ônibus”.

“A partir dessa região do Pistão Sul, temos uma ciclovia que integra com a ciclovia da EPTG e chega no Plano Piloto. Não basta ter quilometragens de ciclovia, você tem que ter ciclovias inteligentes que se interligam e que dão condição do ciclista poder alcançar os seus objetivos”, destacou.

Vai de Bike

O programa Vai de Bike tem o objetivo de ampliar a malha cicloviária e interligar as ciclovias existentes para oferecer uma rede estruturada e garantir a segurança de quem pedala na capital federal.

A iniciativa é desenvolvida em parceria de diversos órgãos do GDF, sob a supervisão da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), responsável pelo planejamento e mapeamento das áreas com maior necessidade, e coordenação da Secretaria de Obras (SO). Os projetos serão elaborados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e a execução das obras ficará sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e da Novacap.

Com investimentos de R$ 122,8 milhões, a meta é construir 325 km de ciclovias, revitalizar 400 km, instalar mil pareciclos em todo o DF e conectar os trechos cicloviários, sendo a última, uma antiga demanda dos usuários.

“Até o final do governo a gente quer ter mais de mil quilômetros de vias integrados aqui no Distrito Federal de ciclovias, beneficiando tanto as pessoas que utilizam como esporte, mas com a esperança de no futuro a gente ter esse modal do ciclismo como uma forma de transporte”, destacou Ibaneis.

“O programa Vai de Bike que o governador lança hoje é exatamente essa visão integrada para que a ciclovia seja vista também como importante vetor de deslocamento dos usuários do transporte, daqueles que querem acessar as regiões de comércio, muito mais saudável, mais sustentável e economicamente mais viável”, mencionou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Novacap

O governador também participou da comemoração dos 68 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Na ocasião, ele estava acompanhado da vice-governadora, Celina Leão (PP).

“São trabalhadores, servidores muito qualificados que nos doam em todas as áreas. Na área da saúde, com a construção de hospitais, unidades básicas de saúde, projetos na área da educação. A maior função da Novacap é cuidar do Distrito Federal”, disse Ibaneis.

“Brasília é um monumento a céu aberto e quem cuida disso tudo são vocês. Nós temos feito um belíssimo trabalho, todas as pessoas que visitam a capital da república se orgulham do que veem na nossa capital”, frisou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?