metropoles.com

Ibaneis diz que DF tem interesse em comprar o Centrad, em Taguatinga

Antigo Centro Administrativo do Governo do DF fica em Taguatinga Norte e, segundo Ibaneis, deve ser aproveitado para serviços à população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Galeria Centrad 1
1 de 1 Galeria Centrad 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Motoristas já podem, novamente, dirigir pelas avenidas Comercial Sul e Norte, por cima do futuro Túnel de Taguatinga. Nas comemorações do aniversário de 62 anos de Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) liberou o trecho para a circulação de veículos. Durante o evento, o chefe do Executivo local também comentou o projeto de compra do Centro Administrativo (Centrad).

O governador decidiu anular o projeto inicial de Parceria Público Privada (PPP) do Centrad. A proposta inicial era transferir do núcleo do governo local para o complexo. Agora, Ibaneis avalia a compra da estrutura para oferecer serviços públicos para a população.

Para Ibaneis, o Centrad é um grande imbróglio que precisa ser resolvido. “Nós não podemos simplesmente abandonar aquilo ali, que é uma obra grandiosa e que pode, sim, vir a beneficiar muito a população de toda essa região. Para que se tenha uma ideia, todos aqueles terrenos em volta do Centrad pertencem à Terracap. Pode-se fazer um grande projeto, tanto habitacional, como na comercial, trazendo para ali hospitais, faculdades, gerando emprego e renda”, explicou Ibaneis.

“Chegamos a uma fase de encerramento do contrato administrativo. Vamos fazer uma proposta de compra. E se aceita a proposta, nós vamos adquirir o prédio para o Distrito Federal, para a população do DF”, assinalou. Segundo o governador, os eventuais projetos e usos do complexo em caso de compra serão definidos após a elaboração de um plano de ocupação.

Avenida Comercial

Segundo o chefe do Palácio do Buriti, a liberação da avenida é a primeira etapa da entrega do Túnel de Taguatinga. Na avaliação do emedebista, a liberação é fundamental para reaquecer o comércio da região. A previsão é que a obra seja entregue em breve, no início do segundo semestre de 2022.

“Nós temos o compromisso de causar o menor transtorno possível para a população. Então nós fizemos a concretagem aqui e estamos liberando hoje a Avenida Comercial”, comentou Ibaneis. O túnel é um uma das maiores obras de mobilidade do DF e impactará não apenas os moradores de Taguatinga, mas também a população de Ceilândia,  do Pôr do Sol e Sol Nascente, somando mais de um milhão de pessoas.

“Nós esperamos que nos próximos meses a gente tenha a conclusão de todo túnel, talvez no início do segundo semestre. Mas o que a gente quer fazer é ir liberando tudo aquilo que for possível para causar o menor transtorno possível”, completou.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?