metropoles.com

Ibaneis diz que contratará agentes para combater dengue: “Epidemia”

Durante agenda em Ceilândia, governador afirmou que enviará projeto à Câmara Legislativa para garantir contratação de novos agentes de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
Imagem colorida mostra governador Ibaneis Rocha falando ao microfone. Ele veste camisa social azul-clara. Do lado direito dele, ao fundo, está a vice-governadora Celila Leão. Ela veste blusa cinza e usa um colar dourado. Atrás deles, há dois homens: um vestido com uniforme dos bombeiros, o outro com colete do GDF
1 de 1 Imagem colorida mostra governador Ibaneis Rocha falando ao microfone. Ele veste camisa social azul-clara. Do lado direito dele, ao fundo, está a vice-governadora Celila Leão. Ela veste blusa cinza e usa um colar dourado. Atrás deles, há dois homens: um vestido com uniforme dos bombeiros, o outro com colete do GDF - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Na avaliação do governador Ibaneis Rocha (MDB), o Distrito Federal enfrenta uma epidemia de dengue. Diante da explosão de casos, inclusive com mortes, o Palácio do Buriti pretende contratar agentes de saúde para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O emedebista deu as declarações durante o lançamento do sistema de limpeza e desobstrução de rede e drenagem pluvial de Ceilândia, na manhã desta terça-feira (30/01).

“Estamos tratando [os casos de dengue] como uma epidemia. Já é classificado como epidemia. E temos um número muito grande [de pessoas] atendidas nas unidades básicas de saúde e nas tendas de hidratação. Liberamos recursos para compra de mais testes rápidos de dengue e temos feito todo o possível para ajudar a população”, declarou o governador.

Ibaneis afirmou que o Governo do Distrito Federal (GDF) enviará à Câmara Legislativa um projeto de lei para fazer a contratação de mais agentes de saúde. O número de novos profissionais, porém, ainda não foi definido.

O Metrópoles revelou, nessa terça-feira (30/1), que a rede pública de saúde do DF teve redução de 36,7% do total de agentes responsáveis pelo combate à dengue em 2023, com o fim dos contratos temporários.

A carreira também sofre com o déficit de servidores concursados e com o orçamento para prevenção de arboviroses, que teve queda de R$ 10 milhões entre 2022 e 2023. Além disso, nos últimos 10 anos, a Secretaria de Saúde (SES-DF) deixou de investir R$ 241 milhões na área.

Para Ibaneis Rocha, a crise não resulta da redução de investimentos, pelo fato de a dengue ser uma doença sazonal, segundo ele, e de afetar outras unidades da Federação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?