Ibaneis diz estar trabalhando “full time” para reduzir violência no DF
Segundo o governador, o GDF tem trabalhado na recomposição dos quadros de pessoal para reforçar as Forças de Segurança da capital federal
atualizado
Compartilhar notícia
Diante dos recentes episódios de violência registrados no Distrito Federal, a exemplo do esfaqueamento do editor da TV Globo, Gabriel Luiz, e do assalto ao deputado federal Israel Batista (PSB-DF), o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que o governo vem adotando medidas para conter a criminalidade e que espera a redução dos crimes. O emedebista fez o comentário na manhã desta quarta-feira (20/4), durante o lançamento de um programa de limpeza e cuidado das regiões administrativas, no Plano Piloto.
“Olha, os nossos números da segurança são os melhores de todos os tempos. Só que ainda temos violência e precisamos avançar cada vez mais. Nós temos uma Polícia Militar preparada, que vem fazendo uma ronda ostensiva. A Polícia Civil tem descoberto todos os crimes e colocado os criminosos à disposição da Justiça”, comentou.
Segundo o governador, o GDF tem trabalhado também na recomposição dos quadros de pessoal das Forças de Segurança. “O que a gente espera é ter uma cidade cada vez mais segura. Para isso, nos estamos trabalhando em tempo ‘full’ dentro das academias militares para colocar à disposição da sociedade cada vez mais policiais. A Secretaria de Segurança vem trabalhando integrada com todos os órgãos de segurança. E o que a gente espera é que esses episódios diminuam cada vez mais na nossa sociedade”, concluiu.
Parlamentar assaltado
O último caso de grande repercussão registrado no Distrito Federal envolveu um parlamentar do DF. O Professor Israel foi rendido por três assaltantes armados com uma faca, no Posto da Torre, no Eixo Monumental na madrugada desta quarta-feira (20/4). Os criminosos levaram o celular e o veículo do parlamentar.
O carro, um Tiguan de cor verde, foi localizado pela Polícia Militar do DF (PMDF) nas primeiras horas do dia. O caso foi registrado como roubo de veículo na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), mas será investigado pela 5ª Delegacia de Polícia (área central).
A coluna Na Mira apurou que o parlamentar estava saindo da conveniência do posto de gasolina quando foi surpreendido pelos homens, supostamente moradores de rua. Um deles ameaçou o deputado com uma faca e exigiu que a vítima lhe entregasse o celular e as chaves do veículo. Os criminosos seguiram com o veículo pelo Eixo Monumental, sentido rodoviária.
Caso Gabriel Luiz
Outro caso que ganhou os noticiários nacionais envolveu o jornalista da TV Globo, Gabriel Luiz, 29 anos. O jovem recebeu pelo menos 10 facadas, no pescoço, no abdômen, tórax, braços e a perna em um caso registrado pela Polícia Civil do DF (PCDF) como tentativa de latrocínio. Ele foi socorrido, primeiramente, no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), onde passou por cirurgia, e depois foi transferido para o Hospital Brasília, no Lago Sul, onde segue internado. O jornalista recebeu alta da unidade de terapia intensiva (UTI) nessa terça-feira (19/4).
A dupla, que foi detida menos de 24 horas depois do crime, fugiu levando o celular e a carteira da vítima, com R$ 250. Posteriormente, eles retiraram o dinheiro e descartaram o objeto na rua, bem como o smartphone do jornalista.
Cidade Sempre Limpa
Na manhã desta quarta-feira (20/4), o governador lançou o projeto “Cidade Sempre Limpa”, no estacionamento do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O objetivo da medida é manter a limpeza e cuidado das regiões administrativas, integrando o trabalho de diversas pastas e empresas públicas.
“O propósito é fazer Brasília a cidade mais linda desse país”, afirmou Ibaneis. “Eu acredito sim na força do trabalho”, ressaltou. O mutirão de limpeza começa nesta quarta-feira, contanto com 620 equipamentos nas ruas.
Segundo o secretário de Governo José Humberto Pires, a medida é uma evolução do programa GDF Presente. O novo programa montou um cronograma de três meses de trabalho para cuidar das regiões administrativas. “Brasília saiu do abandono pelas mãos do governador Ibaneis”, assinalou o secretário.