metropoles.com

Ibaneis sobre OAB: “Não vou usar GDF em favor de nenhuma candidatura”

Governador participou de sessão solene de outorga do título de Cidadão Honorário do Distrito Federal ao advogado, na manhã desta 2ª (26/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Alves/Agência Brasília
Governador Ibaneis Rocha e Advogado Cleber Lopes
1 de 1 Governador Ibaneis Rocha e Advogado Cleber Lopes - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã desta segunda-feira (26/8), de sessão solene de Outorga de Título de Cidadão Honorário do Distrito Federal ao advogado Cleber Lopes (foto em destaque).

Na oportunidade, o governador também declarou seu apoio pessoal ao criminalista na eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF). Ele disse, ainda, que não deixará o governo interferir nas eleições.

“As eleições de Ordem em Brasília sempre foram muito aguerridas e com grupos bastante definidos na cidade, e, certamente, está não será uma eleição diferente. As críticas são naturais”, comentou.

“Tenho a minha opção pessoal que é o Cleber, mas não vou utilizar a máquina do governo em favor de nenhuma das candidaturas e acho que essa é a postura mais ética que eu posso tomar em relação à advocacia do DF que eu respeito como um todo”, destacou.

A cerimônia ocorreu no Plenário da Câmara Legislativa (CLDF) e contou com a participação do  presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), além de políticos, advogados, e personalidades jurídicas da capital.

“O Cleber é um grande amigo que eu tenho. Nós nos conhecemos na campanha da ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF, Estefânia Viveiros, em 2002, e fizemos um excelente trabalho cuidando das prerrogativas dos advogados do Distrito Federal”, afirmou o governador.

“A minha amizade com ele tem uma confiança muito grande, principalmente pelo caráter que ele tem e respeito aos seus clientes. A prova maior disso é que ele é o meu advogado”, destacou Ibaneis.

O advogado criminalista agradeceu a homenagem. “Esse é um momento em que você consegue olhar para trás e reconhecer que valeu a pena todo o sacrifício e dedicação. Que vale a pena construir bons relacionamentos. Chego em um momento singular da minha vida que estou colhendo tudo aquilo que plantei ao longo de 52 anos. Vale como uma inspiração: para quem quer colher flores, tem que plantar flores”, discursou Cleber Lopes.

Votos

A coluna Grande Angular revelou que em junho Ibaneis Rocha pediu votos para o criminalista Cleber Lopes durante um almoço, em Taguatinga.

“Lembrando aos advogados que este ano temos eleição de Ordem e temos responsabilidade com os advogados do Distrito Federal. Por isso, o voto tem que ser em Cleber Lopes. Então, vocês cuidem disso”, disse o governador na oportunidade.

Assista:

Eleições OAB-DF

As eleições para a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) têm ganhado robustez nas últimas semanas, a partir do reforço das futuras chapas dos pré-candidatos. Está em disputa a chefia de uma instituição com 54 mil advogados ativos e um orçamento anual de, aproximadamente, R$ 30 milhões.

A previsão é que as eleições para o comando da OAB-DF, no triênio de 2025 a 2027, ocorram na segunda semana de novembro de 2024. As chapas só podem ser registradas até 30 dias antes da votação.

Até o momento, são pré-candidatos a presidente da OAB-DF: Cleber Lopes, Everardo Gueiros e Paulo Maurício Braz Siqueira, conhecido como Poli.

Perfil do advogado

Cleber Lopes atua como advogado criminalista. Foi professor de Direito Penal e de Processo Penal por 14 anos, além de conselheiro da OAB-DF, de 2007 a 2009. Também presidiu a 1ª Turma do Tribunal de Ética da OAB-DF e atuou como desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), de 2012 a 2015.

O criminalista tem o apoio da ex-presidente da OAB-DF Estefânia Viveiros. Para as eleições de 2024, se uniu a Thais Riedel, que concorreu no pleito de 2021 e ficou em segundo lugar.

Cleber Lopes também levou para seu grupo a ex-vice-presidente da OAB-DF e conselheira federal, Cristiane Damasceno, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Eduardo Athayde, que romperam com a gestão atual da Seccional. A secretária-geral adjunta do Conselho Jovem da OAB-DF, professora Nauane Buriti, o conselheiro Marco Aurélio da Silva Melo, Amaury Andrade, Carolina Petrarca e Mareska Moreira anunciaram que estarão com o criminalista na disputa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?