Ibaneis confirma Hélvia como secretária: “Continuidade na Educação”
Chefe do Palácio do Buriti anunciou permanência da secretária de Educação nesta quarta-feira (19/10), durante entrega de obra na 315 Sul
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, na manhã desta quarta-feira (19/10), a permanência da secretária Hélvia Paranaguá à frente da Secretaria de Educação (SEDF), no próximo mandato.
“[Será um] trabalho de continuidade nos ajudando a melhorar cada vez mais a educação no Distrito Federal, para erradicar o analfabetismo. Vamos fazer um trabalho muito forte, e a população ainda vai ver muitas notícias boas da educação no nosso governo”, frisou Ibaneis.
O anúncio ocorreu durante entrega das obras de reforma do Centro de Educação de Jovens, Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep-EAD), na 315 Sul.
“Essa é uma entrega importante para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar na época correta. Não havia local apropriado para eles. E, certamente, com isso, ajudamos a erradicar o analfabetismo em nossa cidade, dando oportunidade a quem não teve quando mais jovem”, declarou o chefe do Palácio do Buriti.
Na oportunidade, o emedebista também assinou ordem de serviço para construção do Centro de Ensino Fundamental (CEF) do Jardins Mangueiral, que será erguido na região administrativa.
“No Mangueiral, o bairro foi construído e não levaram a infraestrutura necessária para que as pessoas tivessem acesso aos serviços públicos. Essa escola de ensino fundamental vai atender as crianças da região. Nossa visão é colocar o professor perto da comunidade, para que haja integração entre eles”, completou o governador.
Obras em escolas
A reforma do Cejaep-EAD alcançará cerca de 2,4 mil estudantes da rede pública de ensino. Trata-se de reconfiguração da estrutura da antiga Escola Classe 315 Sul. A edificação tem 1.252m² de área construída e custou cerca de R$ 863.146,38 — recursos provenientes de contrato de manutenção.
Já o CEF Mangueiral atenderá crianças dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Com três pavimentos, a edificação de 5.098m² terá rampas e escadas, 20 salas de aula, bem como de artes cênicas, música, leitura, apoio pedagógico, artes plásticas, multimídia e para grêmio estudantil.
O espaço também terá cozinha industrial, refeitório, vestiários e banheiros, conforme padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A previsão orçamentária é de R$ 10.465.640 para construção da unidade de ensino, que atenderá de 880 a 1,6 mil estudantes, a depender da quantidade de turnos das aulas.
A secretária Hélvia Paranaguá comemorou a entrega e os anúncios. “A educação tem de ser prioridade, e este governo faz exatamente isso. A prova é que o Mangueiral terá essa nova escola. Temos de diminuir o transporte das crianças no DF para colocar alunos e professores mais próximos. Essa é nossa meta, esse é nosso objetivo, e vamos avançar muito nos próximos quatro anos”, concluiu.