metropoles.com

Ibaneis autoriza reforma da Avenida Central do Núcleo Bandeirante

Ordem de serviço foi assinada nesta 4ª feira (9/10) pelo governador do DF, com presença da comunidade. Investimento é de R$ 22 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/ Agência Brasília
Governador Ibaneis Rocha autoriza reforma da Avenida Central do Núcleo Bandeirante
1 de 1 Governador Ibaneis Rocha autoriza reforma da Avenida Central do Núcleo Bandeirante - Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta quarta-feira (9/10), ordem de serviço para reforma da principal via do Núcleo Bandeirante. A Avenida Central do Núcleo Bandeirante será revitalizada, com objetivo de tornar as calçadas com mais acessibilidade e estacionamentos reorganizados.

“A via vai ser totalmente reformada e nós vamos refazer todas as calçadas aqui da Avenida Central trazendo a acessibilidade que não existe. Vamos refazer todos os estacionamento do comércio e temos um cuidado muito grande de não diminuir as vagas porque é exatamente a avenida onde as pessoas de Brasília visitam para fazer suas compras. Tem comércio que só tem aqui no Bandeirante e a gente faz questão de melhorar a vida desse comerciante. Na parte final da obra nós vamos trocar o asfalto da Avenida Central para que a gente tenha ela totalmente reformulada”, disse o governador.

A via é a principal da região administrativa, com 2,26 km de extensão e vários comércios ao longo da pista. Para ser elaborado de forma mais prática e viável, o projeto da Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para a avenida foi dividido em quatro trechos.

Acessibilidade em foco

O projeto prevê a ampliação das calçadas, com algumas próximas às residências chegando até 2 metros de largura, privilegiando a passagem de pedestres e cadeirantes. Ao longo desse primeiro trecho, serão construídos 2.112 metros de novas calçadas acessíveis, além de rampas, rotas acessíveis em ambos os lados da pista e espaços compartilhados para circulação de pedestres e bicicletas.

Antes de iniciar o projeto, a equipe técnica da Seduh fez um levantamento da situação atual e constatou problemas de acessibilidade, dificuldade de travessia de pedestres, calçadas estreitas e desniveladas e piso irregular, entre outros problemas.

O projeto também prevê a recuperação de 1.260 m² de áreas verdes e a readequação dos estacionamentos públicos próximos ao canteiro central e dos edifícios comerciais. Dessa forma, atenderá à demanda local com 352 vagas de estacionamento para carros, motos, paraciclos, idosos e pessoas com deficiências (PcDs).

“Vamos cobrar celeridade de todas as equipes. Pretendemos,  em um prazo de aproximadamente um ano e meio, a conclusão dessa obra e que a gente sabe que o Núcleo Bandeirante merece”, salientou o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro.

Rodoviária do Plano Piloto e avanços no Itapoã

Nesta terça-feira, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) definiu que o Consórcio Catedral, antes desclassificado, é o vencedor da corrida pela gestão do chamado Complexo da Rodoviária do Plano Piloto.

Questionado sobre a escolha do consórcio para gerir, pelos próximos 20 anos, a Rodoviária do Plano Piloto e os estacionamentos das imediações do terminal, que passarão a ser privados, o governador disse que o GDF escolheu a “melhor proposta”.

“Nós temos convicção que vai ser um passo muito grande para a população do Distrito Federal porque nós vamos ter uma modernização e vamos ter também a manutenção daquela área que era tão difícil para nós. Estou muito confiante nesse projeto e vamos seguir, cobrar da empresa que implemente o mais rápido possível para que a população que circula ali, que são mais de 600 mil pessoas por dia, possa sentir essas melhorias e a gente tenha um retorno do acerto que foi esse modelo implementado”, opinou.

Antes da assinatura, o governador Ibaneis Rocha participou, nestamanhã, de um café da manhã com empresários das regiões administrativas do Paranoá e Itapoã. Na ocasião, o gestor destacou os investimentos que o Governo do Distrito Federal (GDF) vem realizando nas cidades desde 2019 para melhorar a qualidade de vida dos moradores e impulsionar o desenvolvimento local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?