Ibaneis autoriza BRB a abrir linha de crédito a empresas do Entorno
Governador também anunciou a criação de convênio de pactuação com os municípios para ampliar o atendimento a pacientes com Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Em reunião com os prefeitos do Entorno realizada na tarde desta quinta-feira (25/2), no Palácio do Buriti, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a criação de um convênio de pactuação com os municípios para ampliar o atendimento a pacientes com Covid-19 residentes nos municípios situados ao redor da capital do país.
“Será submetido ao Conselho Bipartite. Dessa forma, teremos condições de ampliar o atendimento”, disse Ibaneis.
Além disso, o chefe do Executivo local ressaltou aos presentes que autorizará o BRB a abrir linhas de crédito para os pequenos negócios e, dessa vez, incluir aqueles instalados no Entorno.
“Serão juros reduzidos e isso pode ajudar muito os nossos comerciantes que sofrem com a pandemia”, declarou o emedebista.
Durante a conversa, prefeitos disseram que o objetivo também era apaziguar os ânimos e construir uma solução unificada para a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.
Pouco antes do encontro, o prefeito de Valparaíso (GO), Pábio Mossóro (MDB – foto em destaque), presidente da Associação dos Municípios do Entorno de Brasília (Amab), comentou o debate envolvendo o tratamento de pacientes do Entorno na capital do país. “Não podemos ficar neste fogo cruzado”, disse ele, referindo-se ao embate entre o Ibaneis e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).
Como Ibaneis disse à coluna Grande Angular, Caiado estaria “negligenciando seus pacientes”, uma vez que 25% das internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) do DF são de pacientes do Entorno, especialmente provenientes de cidades goianas. Uma hora depois, Caiado respondeu que a declaração do emedebista era “estapafúrdia”.
Do ponto de vista do prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Salgado (DEM), a solução da situação depende do bom-senso de todas as partes envolvidas.
Neste sentido, os prefeitos também estão em tratativas com a Secretaria de Saúde de Goiás. “Não adianta a gente decretar lockdown na Região Metropolitana, se os nossos moradores vêm diariamente para o DF”, explicou.
Durante a reunião, Ibaneis disse: “Ficou acertado que faremos um convênio de pactuação para atendimento de Covid-19. Será submetido ao Conselho Bipartite. Dessa forma, teremos condições de ampliar o atendimento.