Ibaneis: aulas na rede pública serão 100% presenciais após 70% da população vacinada
“A expectativa de voltar totalmente as aulas é exatamente a partir do momento que tivermos um índice maior de vacinação”, diz Ibaneis
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), declarou, neste sábado (9/10), que a rede pública de ensino local deverá retomar totalmente as aulas presenciais após a capital atingir 70% da população imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Atualmente, as atividades escolares no GDF são realizadas de forma híbrida – com revezamento entre as modalidades presencial e on-line.
“A expectativa de voltar totalmente as aulas é exatamente a partir do momento que tivermos um índice maior de vacinação. Eu estou trabalhando para que esse retorno aconteça quando atingirmos 70% da população vacinada, porque nós temos um grau de segurança maior. Também estamos trabalhando com a reabertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para que a gente tenha uma folga dentro da rede hospitalar, de modo a fazer uma reabertura segura”, destacou o governador.
A Prefeitura do Rio de Janeiro definiu o calendário para o retorno presencial de toda a rede municipal de educação às salas de aulas. Essa retomada das escolas cariocas será feita em duas etapas – a primeira vai começar no próximo dia 18.
De acordo com Ibaneis, o mesmo ocorrerá nas escolas públicas do DF “em breve”.
“Eu acho que está chegando a hora de se fazer isso realmente. O Rio de Janeiro, graças a Deus, já se colocou numa situação de vanguarda, abrindo todos os períodos das escolas, e nós vamos chegar lá também, em breve”, afirmou o chefe do Palácio do Buriti.
Nesta manhã, o governador visitou o Programa Sejus Mais Perto do Cidadão, no Sol Nascente. Para marcar a Campanha Internacional Outubro Rosa, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) faz atendimentos de conscientização, orientação e exames de prevenção ao câncer de mama, na Carreta da Mulher, fixada no local.
“É um trabalho muito importante que a Secretaria de Justiça faz, ao atender a várias pessoas, pessoas realmente carentes, que precisam desde a emissão de carteira de identidade até um exame complexo na área oftalmológica. Então, a gente tenta melhorar a vida dos moradores do DF com essas iniciativas”, comentou o chefe do Palácio do Buriti.
Regulariza DF
Também neste sábado, o governador do DF assinou ordem de serviço para a criação do programa Regulariza DF, novo projeto de regularização fundiária da capital. Durante a cerimônia de lançamento, o chefe do Palácio do Buriti entregou 148 unidades habitacionais na Quadra 117 do Recanto das Emas.
“São 148 [residências] de um projeto de 550 casas aproximadamente. É uma parte que já ficou pronta e as demais unidades continuam em construção, para que a gente possa entregar até o fim do próximo ano”, declarou o chefe do Executivo local.
Além das chaves das casas, o governador também entregou as escrituras aos moradores, na solenidade. “O Distrito Federal trabalhou muitos anos na linha das invasões e eu acho que nós temos que combater isso. E você combate invasões justamente dando moradia legal para a população”, acrescentou Ibaneis.