metropoles.com

Ibaneis assina decreto que regulamenta habitações em Arniqueira

Com 1.189,60 hectares, a região administrativa foi dividida em nove áreas para fins de urbanização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jaqueline Lisboa/Metrópoles
Ibaneis Rocha na Lide
1 de 1 Ibaneis Rocha na Lide - Foto: Jaqueline Lisboa/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta terça-feira (1°/12), o decreto do projeto urbanístico da URB 05 de Arniqueira. A proposta é de que pelo menos 1,4 mil moradores possam legalizar os lotes que ocupam via venda direta, que deve começar no primeiro semestre de 2021, segundo a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

“Quando criamos a Região Administrativa de Arniqueira, há aproximadamente um ano, foi para ter um olhar mais próximo com os moradores da região. Esse é um povo abandonado. Há mais de 30 anos esperavam a dignidade do seu lar regularizado”, disse Ibaneis, no evento.

Segundo o governador, daqui para frente, por meio da Terracap, haverá a licitação das obras necessárias e o processo das escrituras. “Vamos começar aquilo que, para a grande maioria da população, era algo impossível. Só ouviam as promessas”, disse.

A Terracap pretende investir R$ 160 milhões em infraestrutura na região, resolvendo problemas antigos que comprometem a qualidade de vida da população que reside na RA.

Ibaneis também disse que tem previsão de obras para a construção de escolas, do restaurante comunitário e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender os moradores da região administrativa.

A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) participou do evento. Na oportunidade, a parlamentar anunciou que vai destinar verbas para reforma das feiras de Areal e Arniqueira.

Com 1.189,60 hectares, Arniqueira foi dividida em nove áreas, para fins de urbanização (URBs). Os projetos levaram em conta delimitadores naturais, como córregos – há três na região, bem como as circunscrições cartoriais. Trata-se das URBs 001/17; 002/17; 003/17; 004/17 005/17; 006/17; 007/17; 008/17; e 011/17.

Assim, a Terracap encaminhará a registro cartorial. Criadas as matrículas dos imóveis, a diretoria de comercialização da agência inicia o processo de regularização por meio da venda direta, modalidade em que o ocupante pode exercer o direito de compra do terreno junto à Terracap.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?