metropoles.com

Ibaneis assina acordo de regularização de terras com governo federal

Medida deve facilitar regularização em Vicente Pires e outras áreas. Cerca de 22 mil famílias poderão ser beneficiadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Governador Ibaneis Rocha ao lado do ex presidente collor, Jair Bolsonaro e Flavia Arruda ouvem o hino nacional no palacio do planalto
1 de 1 Governador Ibaneis Rocha ao lado do ex presidente collor, Jair Bolsonaro e Flavia Arruda ouvem o hino nacional no palacio do planalto - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da Cerimônia de Acordo entre União e o Governo do Distrito Federal (GDF) para a regularização de terras, nesta sexta-feira (25/3), no Palácio do Planalto. Na ocasião, que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o chefe do Executivo local assinou um documento que deve facilitar regularização fundiária em Vicente Pires e outras áreas do DF. A medida poderá contemplar mais de 22 mil famílias.

“Com a ação, vamos poder dar tranquilidade a milhares de famílias que até hoje viviam na instabilidade, sem ter a garantia da posse de suas casas. Assim, vamos permitir que o poder público possa organizar o desenvolvimento de diversas áreas no Distrito Federal”, disse Ibaneis.

Com o acordo assinado, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) deverá repassar à União valores relativos a juros sobre capital próprio e dividendos oriundos da participação da União na empresa, que deixaram de ser pagos durante anos em razão do litígio. A empresa, por outro lado, assumirá a responsabilidade de promover a regularização fundiária e o desenvolvimento urbano, solucionando outras questões relacionadas, como o registro das áreas de reserva e de proteção ambiental.

3 imagens
Ibaneis, Collor e Bolsonaro
A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto
1 de 3

Ibaneis participa de cerimônia de regularização de terras no Distrito Federal

Alan Santos/PR
2 de 3

Ibaneis, Collor e Bolsonaro

Gustavo Moreno/Metrópoles
3 de 3

A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto

Gustavo Moreno/Metrópoles

Outras autoridades estiveram na cerimônia, como a ministra Flávia Arruda (PL), os ministro de Economia e da Tecnologia, Paulo Guedes e Marcos Pontes, respectivamente, e o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal.

Fazem parte do acordo a Fazenda Brejo ou Torto – onde hoje fica a região de Vicente Pires; a Fazenda Contagem de São João; a Fazenda Sálvia; e a Fazenda Sobradinho. O acordo abrirá caminho para que mais de 100 mil moradores possam adquirir suas terras em condições especiais, se comprovarem que recebem mais de cinco salários mínimos, ou adquirir o direito de propriedade das terras, caso recebam valor inferior. Além disso, a medida contemplará centenas de produtores rurais.

O presidente Bolsonaro agradeceu a parceria de Ibaneis e afirmou que os dois ocupam “o mesmo espaço”.

“Eu e o Ibaneis fizemos como num condomínio. Temos as mesmas áreas em comum, temos os mesmos sentimentos, os mesmos clamores. Ocupamos, contrariando a física, o mesmo espaço. O bom entendimento entre os nosso governos leva a ações onde na ponta d alinha o beneficiado é a população. Se beneficiam ricos e pobres, sem exceção”, disse Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?