metropoles.com

Paridade: Ibaneis anuncia reajuste para PCDF em seis parcelas até 2021

Proposta será submetida ao crivo da categoria antes de ser encaminhada ao governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ibaneis28
1 de 1 Ibaneis28 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta terça-feira (19/2), a proposta de paridade entre as polícias Civil e Federal. Segundo o emedebista, o Governo do Distrito Federal (GDF) irá honrar o compromisso de elevar os salários da corporação em 37%. O Executivo local se dispõe a pagar a correção em seis parcelas ao longo dos próximos três anos.

De acordo com o apresentado por Ibaneis, o reajuste será dado em duas parcelas anuais, inicialmente nos meses de abril e setembro. A ideia é conceder 10% da equiparação em 2019; 13% em 2020; e o restante em 2021. De acordo com cálculos do secretário de Fazenda, André Clemente, o impacto na folha de 2019 será de R$ 96 milhões.

A proposta ainda precisa ser submetida ao governo federal e ao Congresso Nacional por se tratar de recursos do Fundo Constitucional. A equipe econômica do GDF está fazendo os últimos ajustes na mensagem que deverá ser enviada. “É fruto de uma longa negociação, principalmente com os sindicatos, que sempre se colocaram à disposição. Tratamos esse processo com transparência, colocando as planilhas na mesa e deixando que fizessem sugestões. É o projeto nosso em relação às polícias, começando pela Civil, justamente para valorizá-las”, afirmou Ibaneis.

O emedebista disse que o GDF está na fase final de ajustes para recomposições salariais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “As tratativas estão avançadas”, resumiu o governador.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, o GDF só vai encaminhar a mensagem ao governo federal após o Sinpol apresentar a proposta para avaliação dos policiais. “Não vamos mandar sem a adesão da categoria”, garantiu. Ele fez questão de destacar o empenho do Buriti nesta questão. “É um esforço do governo. Desde o primeiro dia, estamos trabalhando para honrar os compromissos de campanha do governador e atender a população em geral”, completou.

Os servidores da PCDF devem fazer assembleias nesta terça e quarta-feira (19 e 20) para avaliarem o assunto. “Confesso que esperava algo melhor, mas a decisão está nas mãos dos policiais. O governador se comprometeu a enviar a proposta para o governo federal no dia seguinte, assim que o acordo for aceito pelos trabalhadores”, disse Rodrigo Franco, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).

Concurso
No evento desta terça-feira, Ibaneis também anunciou o lançamento de concurso público para contratar 1,8 mil servidores para a PCDF – 1,5 mil agentes e 300 escrivães. A previsão é colocar o edital na praça entre abril e maio deste ano. Com a medida, o governador pretende recompor os quadros da polícia em médio e longo prazo.

Sobre os concursos realizados ainda em validade, o secretário de Segurança antecipou que pretende fazer as convocações ainda em 2019. “Nós temos vagas para papiloscopista, delegados e outros aprovados. Nossa ideia é também nomeá-los nos próximos meses”, contou Anderson Torres.

Delegacias
O governador comunicou ainda a reabertura de duas delegacias de polícia. As unidades do Riacho Fundo I (29ª) e a de Vicente Pires (38ª) estarão de portas abertas a partir desta terça (19). Com isso, o Distrito Federal terá 25 DPs funcionando 24 horas por dia. Além disso, o chefe do Executivo entregou 109 novas viaturas.

O Sindicato da Polícia Civil (Sinpol) elogiou a ação do governo, sinalizando uma relação amistosa com o Palácio do Buriti. “É um recomeço. A gente precisa muito da Polícia Civil. Está aí a primeira amostra, e estamos trabalhando em novas coisas”, garantiu o secretário.

Segundo o líder do governo na Câmara, deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT), a contratação de voluntários tem sido determinante não apenas para a reabertura das delegacias mas também para a melhoria do trabalho como um todo. “Passa de uma década uma Polícia Civil que seja reconhecida e acolhida como está sendo agora”, afirmou.

Ibaneis assumiu o Palácio do Buriti enfrentando o problema de 14 delegacias fechadas depois das 19h e sem funcionar nos fins de semana. Contando com as duas novas unidades reabertas, o Executivo conseguiu regularizar o funcionamento de oito delegacias. Inicialmente, a promessa do governo era resolver toda a questão até 14 de fevereiro.

O GDF já havia reaberto as portas da 35ª DP, responsável por Sobradinho II, e a 23ª DP, localizada no PSul. O esforço concentrado do Buriti também permitiu a retomada do funcionamento 24 horas da 2ª DP, na Asa Norte, a 11ª DP, no Núcleo Bandeirante, a 19ª DP, Ceilândia e, a 39ª DP, encarregado por Samambaia Sul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?