metropoles.com

Ibaneis anuncia início do mutirão de cirurgias cardíacas eletivas

O governador do Distrito Federal participou, neste domingo (6/1), na Praça dos Três Poderes, da solenidade de troca da Bandeira Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
iba13
1 de 1 iba13 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Nesta segunda-feira (7/1), o Governo do Distrito Federal dará início ao mutirão de cirurgias do coração no Instituto de Cardiologia do DF e ao “terceiro turno” para servidores da Saúde. “Já foram comprados os insumos e eu tenho a certeza que nesta semana não apenas as cirurgias, mas também toda extensão de horário, vão começar a funcionar para cuidar de nossas famílias e de nossas cidades”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB), neste domingo (6/1).

As medidas fazem parte do SOS DF Saúde. Ao todo, o programa prevê mutirões de cirurgias eletivas ortopédicas, cardíacas e oncológicas. Segundo Ibaneis, também haverá a liberação do pagamento de horas extras para funcionários que queiram trabalhar em jornadas extraordinárias, fazendo novos procedimentos, e do horário noturno, no qual, segundo o governador, “existe uma capacidade ociosa na área”.

O emedebista participou, nesta manhã, da tradicional cerimônia da troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. Sem a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Ibaneis comandou o evento, que ocorre no primeiro domingo de cada mês. Geralmente, uma corporação federal ou local fica responsável pela solenidade. Neste domingo, o comando foi da Polícia Militar do DF.

4 imagens
Durante a solenidade, a PMDF fez honras militares ao chefe do Executivo
Público pequeno participou da solenidade
A banda da PMDF desfilou e entoou os hinos Nacional e à Bandeira Nacional
1 de 4

Ibaneis e a comandante Sheyla Sampaio durante a troca da bandeira

2 de 4

Durante a solenidade, a PMDF fez honras militares ao chefe do Executivo

3 de 4

Público pequeno participou da solenidade

4 de 4

A banda da PMDF desfilou e entoou os hinos Nacional e à Bandeira Nacional

Logo após a solenidade, que durou cerca de 50 minutos, o governador declarou que o DF precisa retomar o sentimento cívico e que, no que depender dele, participará das próximas trocas. Além disso, ele reforçou a decisão de tratar as forças de segurança distritais de forma isonômica.

“Todas elas serão bastante valorizadas, inclusive com as medidas que nós estamos retomando nesta semana, com a criação de gratificação para o pessoal que quer voltar da inatividade para o serviço e a melhoria de todas as delegacias do DF. Eu quero tratar todas as forças de forma igual e que elas tratem a população cada vez melhor”, disse.

Depois de participar da agenda oficial, Ibaneis aproveitou o momento de folga para pedalar. Com um grupo de amigos (foto abaixo), ele percorreu um circuito de 44 quilômetros pelas ruas de Brasília.

Arquivo pessoal
O governador pedalou 44 km na manhã deste domingo (6/1)

 

Centrad e PPPs
Na próxima semana, o governador solicitará autorização dos órgãos de controle para mudar a estrutura governamental para o Centro Administrativo do DF (Centrad), em Taguatinga. O emedebista quer agilidade para a ocupação da nova sede do governo local. “As empresas abriram mão dos valores que tinham para receber, nós já negociamos com os bancos Caixa e Santander e nesta semana vamos expor tudo isso às autoridades”, declarou, no evento deste domingo.

Ibaneis também afirmou que, a partir desta segunda, a equipe econômica do GDF se debruçará sobre as possibilidades de tirar do papel parcerias público-privadas (PPPs). Além da concessão de equipamentos do DF para exploração da iniciativa privada, como o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Estádio Nacional Mané Garrincha, o emedebista quer investir no mesmo modelo de negócios para a área de transporte e mobilidade.

O governador citou os empreendimentos mais avançados: “saída norte, que é uma obra de mais de R$ 3 bilhões e que resolve todo o problema do trânsito da região”; “[via] Transbrasília, que é um projeto que está pronto para ir à licitação”; “a estação 19 de Taguatinga, que vai se tornar um grande centro de comércio, uma estação moderna com tudo o que se pode imaginar de serviços”.

“Nós queremos fazer com que isso saia o mais rápido possível do papel. Tudo já está muito bem avaliado e amanhã teremos uma reunião para aprovar os projetos para que cada órgão possa liberar as licitações”, afirmou o gestor.

As PPPs são defendidas pelo governo por serem uma modalidade para realizar grandes obras sem que os cofres públicos assumam o valor integral delas. Nesse formato, consórcios assumem o investimento e a coordenação da obra e, em contrapartida, podem explorar comercialmente o local após a inauguração, por exemplo.

Histórico
O imbróglio envolvendo o Centro Administrativo teve início em 2015, quando a Justiça suspendeu o Habite-se concedido pelo governo de Agnelo Queiroz (PT), nos últimos dias de mandato, por supostas irregularidades na construção. Em 2017, foi criada uma força-tarefa após virem à tona denúncias de executivos da empreiteira Odebrecht em delações premiadas e acordos de leniência no âmbito da Operação Lava Jato.

Delatores afirmaram que Agnelo, o ex-governador José Roberto Arruda (PR) e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB) teriam recebido propina pela obra. Todos negam. Diante dos indícios de fraude, pagamentos de propina e superfaturamento, o GDF alegou que o contrato deveria ser cancelado por apresentar irregularidades desde o nascedouro da parceria público-privada. Atualmente, existem mais de 60 ações que embarreiram o negócio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?