Ibaneis anuncia contratação de mais 400 concursados para a Saúde do DF
Anúncio do governador Ibaneis Rocha aconteceu durante a inauguração da UBS 08, no Vale do Amanhecer, em Planaltina
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (16/12), a nova Unidade Básica de Saúde 08, no Vale do Amanhecer. Durante a solenidade, o emedebista anunciou a contratação de 400 novos servidores para a Saúde do Distrito Federal. O chefe do Executivo local disse que a intenção zerar a fila de aprovados no concurso e lançar novas seleções em breve.
Segundo o governador, o GDF está fazendo um trabalho de reconstrução da saúde pública após uma pandemia. “Mas vamos acelerar agora”, prometeu. “Serão de mais de 400 profissionais de saúde que serão contratados”, afirmou Ibaneis.
De acordo com Ibaneis, o governo vai chamar mais concursados aprovados em concursos vigentes, para preencher incialmente as vacâncias. Na sequência, conforme a necessidade, fará novos certames.
“Estamos contratando não apenas na área das vacâncias, mas olhando todos os concursos que existem na área da Saúde para fazer contratações. E aqueles que já encerrarem os chamamentos, nós vamos abrir novos concursos, exatamente para colocar o maior número de profissionais a serviço da população do Distrito Federal”, pontuou Ibaneis.
Para o emedebista, é preciso ter pessoal para garantir atendimento nas unidades, especialmente na Atenção Primária. No caso da nova UBS do Vale do Amanhecer, em Planaltina, a obra foi concluída após superar três questionamentos na Justiça. “Nós derrubamos três liminares. Acho que esqueceram que antes de ser governador, eu fui advogado e dos bons”, comentou Ibaneis.
A nova UBS terá capacidade para atender até 200 pessoas por dia e vai amparar a 15 mil moradores da região. Está é a décima unidade entregue no Distrito Federal desde 2019. Na unidade, foram investidos cerca de R$ 3 milhões para a construção, dos quais R$ 2.174.080,00 vieram de emenda do deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT).
“Essa UBS teve três liminares para não acontecer, mas o governador não abriu mão”, elogiou Abrantes. Segundo o parlamentar, a antiga unidade atendia a população em um imóvel improvisado. A UBS chegou a ser despejada. De acordo com o distrital, na quarta-feira (15/12) o Tribunal de Contas do DF (TCDF) liberou as obras para a construção da UTI do Hospital Regional de Planaltina.
Na ocasião, o secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19. No DF, 91,41% da população já tomou a primeira dose ou dose única; 80,64% dos moradores do DF receberam a segunda dose (ou dose única) e apenas 10,48% dos brasilienses receberam o reforço da terceira dose. Diante da chegada da variante Ômicron no país, a D3 é extremamente recomendada, para conter o número de infecções, hospitalizações e óbitos em decorrência do novo coronavírus.
“Precisamos nos vacinar. Quero avançar com a vacina. Precisamos sensibilizar quem não se vacinou”, assinalou o secretário. Segundo Pafiadache, a vacinação contra a Covid-19 é a prioridade neste momento para manter a estabilidade da saúde pública. O governo também mostrou preocupação com a imunização para evitar o avanço da H1N1, visto em outras unidades da federação.