Ibaneis aguarda novas doses para incluir jovens de 17 anos na fila da vacinação
Por enquanto, adolescentes de 12 a 17 anos do Distrito Federal podem usar apenas a xepa da Pfizer para imunização
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta quinta-feira (19/8), que pretende iniciar a vacinação contra Covid-19 para o público de 12 a 17 anos nos próximos dias. “Estamos recebendo mais algumas doses de vacina até amanhã, e a gente pretende já vacinar, nos próximos dias, o público de 17 anos. A gente aguarda a contagem das doses para liberar a vacinação para os jovens”, explicou.
Por enquanto, desde quarta-feira (19/8), o DF usa a “xepa”, sobra de vacinas das Pfizer-BioNTech, para imunizar o público de 12 a 17 anos. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) atualizou as regras para a aplicação das doses remanescentes e, para evitar o desperdício, e considerando que, na terça-feira (17/8), teve início a imunização do grupo de 18 e 19 anos, o que sobrar desse imunizante também poderá também ser aplicado nos adolescentes de 12 a 17 anos.
Ranking da vacinação
Ibaneis também classificou como “disputa do bem” a concorrência com o estado de São Paulo pela melhor colocação no ranking nacional da vacinação contra o novo coronavírus. Até o momento, o DF aparece na segunda posição em relação às demais unidades da Federação.
“Essa é a disputa do bem. A gente espera que continue assim. Aguardamos a remessa de mais doses pelo Ministério da Saúde para que a gente possa atingir o primeiro lugar na vacinação. Estamos trabalhando isso junto ao ministro (Marcelo) Queiroga e à equipe do Ministério da Saúde para que possamos avançar cada vez mais”, afirmou o governador.