metropoles.com

Ibaneis agradece a Aziz por decisão sobre Fundo Constitucional: “DF precisa continuar jornada”

Governador cumprimentou senador Omar Aziz após anúncio sobre retirada de trecho que trata do Fundo Constitucional do novo Marco Fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Ibaneis Rocha ajusta gravata. GDF inaugura o Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, após 3 anos de obras. O governador Ibaneis Rocha faz a assinatura do decreto e descerra placa de inauguração do Túnel de Taguatinga
1 de 1 Ibaneis Rocha ajusta gravata. GDF inaugura o Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, após 3 anos de obras. O governador Ibaneis Rocha faz a assinatura do decreto e descerra placa de inauguração do Túnel de Taguatinga - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) agradeceu a decisão do relator do novo Marco Fiscal no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), de retirar do projeto em tramitação o trecho que trata do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Nesta quinta-feira (15/6), o chefe do Executivo local frisou que espera que os outros parlamentares “tenham a mesma sensibilidade e atenção”.

“O Distrito Federal precisa continuar sua jornada, desenvolvendo-se e cumprindo sua função como capital do país”, escreveu Ibaneis em uma rede social.

O chefe do Palácio do Buriti considera necessário preservar o FCDF, pois o recurso “envolve toda a classe política da capital, que abriga as maiores autoridades federais e internacionais” lotadas no país. “[Essa] é a forma que temos de garantir a manutenção de saúde, segurança, educação e serviços básicos para todos”, completou.

Aos senadores que devem votar o texto, o governador do DF pediu atenção e mencionou ter conversado com todos os parlamentares sobre o assunto.

“Espero que os demais senadores que vão votar o projeto tenham a mesma sensibilidade e atenção com a capital de todos os brasileiros. Conversamos com todos eles e mostramos a importância de manter o Fundo Constitucional da maneira que está colocado hoje”, enfatizou o governador. 

Novo Marco Fiscal

O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 93/2023, conhecido como novo arcabouço fiscal, tramita no Senado e prevê medidas para a condução da política fiscal do país, inclusive com limitação do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Por meio do fundo, a União custeia a segurança pública e parte da saúde e da educação do DF, que tem mais de 3 milhões de habitantes e abriga as sedes dos Três Poderes, além de representações diplomáticas.

O arcabouço fiscal, aprovado na Câmara dos Deputados, estabelece limite anual de 2,5% para crescimento dos recursos do FCDF. Cálculos do Governo do Distrito Federal (GDF) preveem que, se a medida passar pelo Senado e for sancionada pela Presidência da República, a capital do país poderá perder R$ 87 bilhões em 10 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?