Hran recebe brigadista queimado em incêndio na Serra da Canastra (MG)
Ele teve 20% do corpo queimado enquanto trabalhava para conter as chamas na área do parque nacional
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recebeu, por volta das 3h deste sábado (4/9), um brigadista que se queimou enquanto trabalhava para conter um incêndio que atingiu uma área do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais.
O profissional foi recebido pela equipe que atua no Hran – hospital referência no atendimento a queimados – e encontra-se internado recebendo os cuidados necessários para o quadro clínico.
A vítima é brigadista e atuou com os colegas e voluntários no combate ao incêndio que atingiu a Serra da Canastra na área correspondente à cidade de São Roque, um dos três municípios de Minas Gerais em que o parque está situado. Ele estava em uma área de depressão/ravina quando foi atingido fortemente pelas chamas e teve 20% do corpo queimado.
Lesões
As queimaduras de segundo grau atingiram profundamente as pernas e causaram lesões no braço e lesões pontuais no abdômen, tórax e face.
“O paciente foi admitido pela equipe de queimados do Hran que está sempre a postos e funciona 24h por dia para atender casos como esses”, afirma o superintendente da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro.
Após avaliação da equipe do Hran, constatou-se a necessidade de cirurgia ou enxerto. O procedimento cirúrgico ocorrerá ainda neste sábado.
Veja imagens:
Deslocamento
Assim que o brigadista saiu do local onde ocorreu o acidente, o chefe do parque, que estava presente, o conduziu imediatamente ao hospital de São Roque de Minas onde recebeu o primeiro atendimento. Devido a gravidade do caso, foi solicitada remoção para uma unidade hospitalar com recursos para atendimento a queimados. Como a unidade mais próxima não pôde recebê-lo, o Hran se tornou opção.
Feito contato com a equipe da unidade de queimados, a vaga foi disponibilizada e a vítima encaminhada ao Distrito Federal. O avião chegou em Brasília na madrugada deste sábado. O paciente foi rapidamente conduzido pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) para o Hospital Regional da Asa Norte.
Referência
O Hran é referência no atendimento a queimaduras no Distrito Federal e na região Centro-Oeste do Brasil. Mesmo com a pandemia de Covid-19, a unidade de queimados continuou funcionando normalmente prestando o atendimento.
Somente em 2020, foram realizados mais de 20 mil procedimentos em pacientes com queimaduras e mais de 10 mil no primeiro semestre de 2021, sendo mais de 2,5 mil cirurgias.
Entre maio e junho deste ano, a unidade foi responsável por fazer um transplante de pele em um menino de 3 anos morador do município goiano de Flores, que fica a 240 km de Brasília. Ele sofreu um acidente doméstico e teve 40% do corpo queimado por líquido inflamável – álcool 70% manuseado de forma inadequada. Ele deu entrada no Hran no dia 30 de maio e se tornou o paciente mais jovem a realizar o procedimento no hospital.
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal