Hospital Veterinário Público do DF só tem verba para funcionar 10 dias
Funcionários da unidade afirmam que neste ano não foram repassados recursos. Ibram diz que funcionamento é “prioridade”
atualizado
Compartilhar notícia
Problemas financeiros ameaçam a continuidade do Hospital Veterinário Público (HVep), localizado em Taguatinga. De acordo com funcionários, o último repasse feito pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) ocorreu em dezembro de 2018. Desde então, cerca de R$ 300 mil deixaram de chegar à unidade, que se sustenta por meio de repasses de verba pública.
Ainda de acordo com trabalhadores do local, sem previsão de pagamento, o hospital veterinário só tem fundos suficientes para operar por mais 10 dias. O HVep recebe, diariamente, pelo menos 50 animais, entre cães e gatos.
Quem usa a unidade veterinária cobra não só o pagamento, mas políticas de ampliação e manutenção capazes de aumentar a eficiência e garantir o atendimento diário dos animais. O caso repercutiu nas redes sociais, e um post no Instagram alertava para a ameaça de a unidade ser fechada.
O outro lado
Procurado pela reportagem, o Ibram negou que a unidade corra o risco de parar as atividades e assegurou que “o hospital é uma prioridade” do instituto. O órgão acrescentou que o gasto mensal estimado da operação do hospital é de R$ 265 mil.
O Ibram também não comentou a atual situação financeira do HVep, mas afirmou que “tem mobilizado a sociedade civil e parlamentares com a finalidade de dar continuidade a este relevante serviço público”.